Pular para o conteúdo principal

 

Nova edição do Selo UNICEF (2025-2028), uma das principais iniciativas do país para garantir os direitos de crianças e adolescentes, é lançada nesta segunda-feira (28). Municípios já podem se inscrever 

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança a nova edição do Selo UNICEF (2025-2028) e convoca os municípios pernambucanos a assumir o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas. Neste novo ciclo, 153 cidades de Pernambuco podem participar. Em todo o Brasil, são 2.446 cidades do Semiárido e da Amazônia convidadas para a iniciativa que apoia as gestões municipais no fortalecimento e qualificação de políticas públicas para a infância e adolescência. A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa (www.selounicef.org.br) até 9 de junho. No link, também é possível compreender a abrangência do programa e conferir os municípios aptos a participar. 

 

Durante os quatro anos da edição, o Selo UNICEF oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais. O objetivo do programa é impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Sua metodologia tem três eixos principais: gestão por resultados, fortalecimento das políticas públicas e promoção da participação social.  

 

“Participar do Selo UNICEF é assumir um compromisso real com a garantia de direitos de crianças e adolescentes no município. Nesta nova edição, queremos de forma especial apoiar os municípios para que as políticas e serviços alcancem de forma integral as crianças e adolescentes negros, indígenas e quilombolas. Contamos com 100% de adesão das prefeitas e prefeitos do Semiárido de Pernambuco”, destaca Immaculada Prieto, chefe do escritório do UNICEF para Pernambuco, Paraíba e Alagoas. 

 

No encerramento deste ciclo, em 2028, os municípios que alcançarem os avanços esperados e conseguirem construir uma cidade melhor para cada menina e cada menino recebem o reconhecimento internacional através da certificação do Selo UNICEF.  Para estar próximo de cada município e apoiar nesse percurso, o UNICEF conta com a parceria de organizações da sociedade civil que atuam nos 18 estados da Amazônia e do Semiárido com municípios elegíveis para o Selo UNICEF.  

 

Em Pernambuco, a responsável por esse suporte técnico é a Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (ASSERTE), que também atuou em outros estados nas últimas duas edições do Selo UNICEF. A implementação do Selo UNICEF conta com a parceria estratégica da Equatorial Energia, da Vale/Fundação Vale e do Grupo Profarma, a parceria da RD Saúde e o apoio da Energisa. 

 

Resultados da edição anterior 

Entre os resultados obtidos na edição anterior do Selo UNICEF (2021-2024), 933 cidades no Norte e Nordeste, onde vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de 0 a 19 anos, avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, conquistando a certificação. Em Pernambuco, dos 140 municípios inscritos, 81 foram certificados. Abaixo, alguns destaques:  

 

Mais crianças na escola, aprendendo  

No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%.  

Nos municípios certificados no Brasil, a queda foi de 47%.   

Nos municípios certificados em Pernambuco, a queda foi de 59,5%.  

 

Mais crianças protegidas  

No Brasil, o número de registros de casos (Sipia) de violências contra crianças e adolescentes aumentou cerca de 5 vezes.  

Nos municípios certificados no Brasil, o número aumentou mais de 60 vezes.  

Nos municípios certificados em Pernambuco, o aumento foi de 134 vezes (72 para 9.659).  

 

Confira os municípios certificados na última edição: 

 

Como aderir ao Selo UNICEF? 

A adesão ao programa é gratuita e voluntária, e pode ser feita, até o dia 9 de junho, no site do Selo UNICEF: https://www.selounicef.org.br  

 

Sobre o Selo UNICEF 

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), junto a diversos parceiros da sociedade civil e governos, para apoiar os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira a garantir os direitos de crianças e adolescentes. Essas regiões ainda concentram um número significativo de crianças e adolescentes que não têm seus direitos garantidos; ou que possuem acesso a serviços básicos sem a qualidade necessária para o seu pleno desenvolvimento. Esta realidade vem mudando. Com mais de 25 anos de história, o Selo UNICEF tem se mostrado uma estratégia de sucesso para incentivar municípios na promoção dos direitos da infância, assim como uma forma de reconhecer aqueles que conseguiram construir uma cidade melhor para cada menina e cada menino. 

Sobre o UNICEF 
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil. O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias. Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.