Nova edição do Selo UNICEF (2025-2028), uma das principais iniciativas do país para garantir os direitos de crianças e adolescentes, é lançada nesta segunda-feira (28), reunindo 2.246 cidades no país. Na Paraíba, 220 estão convidadas.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lança a nova edição do Selo UNICEF (2025-2028), uma das principais iniciativas do país para garantir os direitos de crianças e adolescentes, nesta segunda-feira. Neste novo ciclo do Selo UNICEF, 220 cidades da Paraíba podem participar. Em todo o Brasil, são 2.446 cidades do Semiárido e da Amazônia convidadas para a iniciativa que apoia as gestões municipais no fortalecimento e qualificação de políticas públicas para a infância e adolescência. A adesão é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa (selounicef.org.br) até 9 de junho. No link, também é possível compreender a abrangência do programa e conferir os municípios aptos a participar.
Durante os quatro anos da edição, o Selo UNICEF oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais. O objetivo do programa é impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Sua metodologia tem três eixos principais: gestão por resultados, fortalecimento das políticas públicas e promoção da participação social.
“Participar do Selo UNICEF é assumir um compromisso real com a garantia de direitos de crianças e adolescentes no município. Nesta nova edição, queremos de forma especial apoiar os municípios para que as políticas e serviços alcancem de forma integral as crianças e adolescentes negros, indígenas e quilombolas. Contamos com 100% de adesão das prefeitas e prefeitos do Semiárido da Paraíba”, destaca Immaculada Prieto, chefe do escritório do UNICEF para a Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
No encerramento deste ciclo, em 2028, os municípios que alcançarem os avanços esperados e conseguirem construir uma cidade melhor para cada menina e cada menino recebem o reconhecimento internacional através da certificação do Selo UNICEF. Para estar próximo de cada município e apoiar nesse percurso, o UNICEF conta com a parceria de organizações da sociedade civil que atuam nos 18 estados da Amazônia e do Semiárido com municípios elegíveis para o Selo UNICEF.
Na Paraíba, a responsável por esse suporte técnico é a Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (ASSERTE), que também atuou em outros estados nas últimas duas edições do Selo UNICEF. A implementação do Selo UNICEF conta com a parceria estratégica da Equatorial Energia, da Vale/Fundação Vale e do Grupo Profarma, a parceria da RD Saúde e o apoio da Energisa.
Resultados da edição anterior
Entre os resultados obtidos na edição anterior do Selo UNICEF (2021-2024), 933 cidades no Norte e Nordeste, onde vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de 0 a 19 anos, avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, conquistando a certificação. Na Paraíba, dos 207 municípios inscritos, 88 foram certificados.
Abaixo, alguns destaques:
Mais crianças imunizadas
No Brasil, de 2019 a 2023, o aumento da cobertura vacinal foi de 2,6%.
Nos municípios certificados no Brasil, o aumento foi de 17,7%.
Nos municípios certificados na Paraíba, o aumento foi de 41,2%.
Mais crianças na escola, aprendendo
No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%.
Nos municípios certificados no Brasil, a queda foi de 47%.
Nos municípios certificados na Paraíba, a queda foi de 46,6%.
Mais crianças protegidas

No Brasil, o número de registros de casos (Sipia) de violências contra crianças e adolescentes aumentou cerca de 5 vezes.
Nos municípios certificados no Brasil, o número aumentou mais de 60 vezes.
Nos municípios certificados na Paraíba, o aumento foi de 63 vezes (55 para 3.465).
Confira os municípios certificados na última edição:
https://www.selounicef.org.br/municipios-certificados
Como aderir ao Selo UNICEF?
A adesão ao programa é gratuita e voluntária, e pode ser feita, até o dia 9 de junho, no site do Selo UNICEF: selounicef.org.br