NUCAs discutem mudanças climáticas e alimentação saudável na Paraíba

NUCAs discutem mudanças climáticas e alimentação saudável na Paraíba

Cerca de 100 adolescentes de 44 municípios paraibanos estiveram reunidos em dezembro, dia 12, em João Pessoa, para discutir o enfrentamento às mudanças climáticas e o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente e na saúde das pessoas. O Encontro Estadual dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas) – Edição Paraíba teve o objetivo de engajar adolescentes a buscar soluções que envolvessem a comunidade e a gestão municipal. A iniciativa faz parte das atividades do Selo UNICEF 2021-2024 no Estado.

Durante o encontro, os adolescentes participaram de debates sobre as temáticas para que pudessem construir conhecimento sobre as questões e estimular discussões mais amplas sobre a proteção do meio ambiente. “A participação cidadã dos adolescentes é um dos grandes pilares do Selo UNICEF. Eles devem ser vozes ativas nos municípios na busca por uma sociedade menos desigual e com muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes”, disse a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, Luiza de Sá Leitão.

Com o mote “O Clima e a Alimentação que queremos”, os participantes foram convidados a buscar soluções aos desafios vivenciados nas suas comunidades e compartilhar com os demais integrantes.  O encontro também apresentou vídeos produzidos pelos Nucas durante o Desafio #EntrenoClima e #NUCAspelaAlimentaçãoSaudável, ação que selecionou os 44 Nucas para o evento e que estimulou a criatividade para produção de peças inovadoras, divertidas e com muito conhecimento sobre os temas abordados.

O adolescente João Fábio Mendes, do município de Lucena, destacou que participar do NUCA é uma oportunidade de conscientizar outras pessoas a partir das escolas e de outros espaços. “Precisamos aproveitar a oportunidade de acesso a mais informação e buscar disseminar isso. Esses encontros são também muito importantes por isso”, afirma. O Encontro Estadual dos Nucas – Edição Paraíba foi realizado, das 8h às 16h, no Littoral Hotel em João Pessoa.

Nucas na Paraíba - A Paraíba tem 123 Nucas formados, cada um deles com pelo menos 16 integrantes, sendo 8 meninas e 8 meninos, sob a coordenação de um mobilizador de adolescente, indicado pela gestão municipal. Estes espaços são um ambiente de troca e participação entre pares e sua implementação é recomendada pela metodologia do Selo UNICEF. Na atual edição do Selo UNICEF, os Nucas são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.

Selo UNICEF - O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. Na Paraíba, em Alagoas e Pernambuco, a iniciativa é implementada pela Asserte.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.