Pular para o conteúdo principal
Gestores pernambucanos defendem estratégias intersetoriais para combater a evasão escolar

Os encontros do 3º Ciclo de Capacitação com os representantes dos 123 municípios pernambucanos inscritos no Selo UNICEF – Edição 2017-2020 aconteceram em três municípios durante 6 e 9 de novembro. As dinâmicas realizadas chamaram a atenção dos participantes que chegaram no fim do dia mais motivados para consolidar estratégias intersetoriais e garantir a presença das crianças e adolescentes na escola, além de manter uma aprendizagem de qualidade. Os encontros aconteceram em Salgueiro (6), Arcoverde (7) e Caruaru (8 e 9).

Neste ciclo, os secretários municipais de educação, saúde e assistência social estiveram presentes, além do articulador do Selo UNICEF e do mobilizador de adolescentes. As apresentações abordaram iniciativas de educação, como a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que hoje estão fora da escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, que aborda o enfrentamento da distorção da idade-série, além de formas de reverter a evasão escolar.

A gestão da escola e a articulação com o território e relação escola-família-comunidade, além da apresentação de experiências pedagógicas de sucesso escolar no Brasil, também foram assuntos debatidos. A agenda incluiu ainda orientações para políticas de tratamento adequado da sífilis congênita e relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes, a exemplo da participação dos adolescentes do município de Bonito.

O Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, na Amazônia e no Semiárido. Destes, 123 estão em Pernambuco. Seu sucesso é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Alcançar os mais de 1.900 municípios que participam do Selo UNICEF só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais e de parceiros corporativos como Amil, Instituto Net Claro Embratel, Fundação Itaú Social, RGE, Enel, Coelba, Cosern, Celpe, BNDES, CPFL, Sanofi, Neve, Energisa, Celpa e Cemar. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. www.unicef.org