Pular para o conteúdo principal
Municípios do RN recebem caravana de formação do Busca Ativa Escolar

O UNICEF e parceiros prepararam uma operação que envolveu 157 municípios potiguares para resgatar mais de 50 mil estudantes que estão fora da escola no Rio Grande do Norte na primeira quinzena de maio. Durante a semana de 06 a 10, oficinas da Busca Ativa Escolar e Conviva Educação foram realizadas em Natal e nos municípios de Serra Negra do Norte, Assú, Pau dos Ferros e Apodi. A caravana de formação trabalhou nos cinco polos da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME-RN), focando na formação das equipes municipais para o uso da plataforma que busca combater a exclusão escolar em todo o estado.

Mais de 700 pessoas participaram das atividades, entre elas equipes de educação, saúde e assistência social dos municípios, fortalecendo a rede de proteção social intersetorialmente. Os participantes conheceram as principais causas de exclusão escolar, os objetivos da Busca Ativa Escolar e um passo a passo de como formar a equipe técnica para a iniciativa no município. As oficinas também promoveram amplo diálogo entre os participantes, troca de experiências e exercício de utilização guiada da plataforma Busca Ativa Escolar para a promoção de mais autonomia das equipes técnicas.

Ao final das oficinas, as equipes municipais reafirmaram o compromisso com a garantia de direitos da crianças e adolescentes, compreendendo a importância estratégica da escola como lugar de proteção. Os participantes  avaliaram a iniciativa como importante para o fortalecimento das competências municipais e saíram motivados para dar novos passos.

A iniciativa foi promovida pelas equipes do UNICEF em parceria com a Undime e da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (SEEC). E também foi apoiada fortemente pelas prefeituras locais de formação, pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pela Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e pelo Instituto Federal de Ciência e Teologia do Rio Grande do Norte (IFRN).