Fátima Bezerra reforçou o convite para que os municípios potiguares façam a adesão ao novo ciclo do programa, que segue até 2028
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, gravou um vídeo convocando os municípios do estado a aderir à mais nova edição do Selo UNICEF (2025-2028), que está com inscrições abertas até 9 de junho. “O UNICEF está completando 75 anos no Brasil, uma data a ser celebrada por nós e uma oportunidade para o Rio Grande do Norte fazer ainda mais bonito mostrando o seu compromisso (com a infância e a adolescência)”, destacou a gestora.
Na última edição do programa (2021-2024), 73 municípios potiguares foram certificados por terem melhorado os indicadores e as políticas voltadas a crianças e adolescentes. A entrega dos troféus ocorreu numa cerimônia, no último dia 19 de novembro, em Natal, com participação do UNICEF, de caravanas municipais e da governadora do Estado.
“O trabalho do UNICEF foi fundamental ao priorizar a busca ativa de crianças e adolescentes para a escola, essa é uma política pública vitoriosa para combater o abandono escolar”, destacou Fátima Bezerra na ocasião. A governadora também citou os avanços do Rio Grande do Norte na cobertura vacinal e na proteção de crianças e adolescentes contra violências, a partir do fortalecimento do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA).
Para cada criança, políticas públicas
Entre os avanços do Rio Grande do Norte entre 2021 e 2024, está a recuperação da cobertura vacinal, drasticamente impactada pelos efeitos da pandemia. Nos municípios potiguares certificados pelo Selo UNICEF, a cobertura da Tríplice Viral D2 subiu de 53,8% para 69,5%, acima da média nacional. Além disso, 115 municípios do estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), do UNICEF, para acelerar a imunização das crianças.
Já na área de Educação, 133 municípios potiguares alcançaram as metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), do UNICEF, e 115 realizaram ações de combate à cultura do fracasso escolar no Ensino Fundamental em 2023 e 2024. Nos 73 municípios certificados, o abandono escolar caiu mais que a média nacional: 41,7% (saindo de 2,4% para 1,4%).