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Município de Portel (PA) em comunidades ribeirinhas para visitas domiciliares

 

Belém, 24 de abril – Entre os próximos dias 24 e 28 de abril será realizado o mutirão pela Busca Ativa Escolar (BAE) nos 17 municípios do Marajó (PA). Será a culminância das ações na Semana D pela BAE, com programação ampla a ser realizada pelos municípios marajoaras. A ação é promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação (Gaepe) do Marajó, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e o Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA), em parceria técnica com o Instituto Peabiru.

O mutirão teve início em abril, com a capacitação da BAE focada nos municípios do Marajó, que reuniu no dia 18, cerca de 14 municípios da região na sede da FAMEP. A ação é parte de um conjunto de atividades pela melhoria dos indicadores da educação para a infância e adolescência, especificamente na cultura do fracasso escolar, na distorção idade-série e evasão escolar. A consultora em educação e proteção do UNICEF, Nayana Góes, aborda a importância do momento para a região.  

“A Busca Ativa Escolar (BAE) é uma metodologia que vai além da rematrícula escolar, mas também o trabalho intersetorial. A BAE não é feita somente pela educação, mas por toda a gestão municipal. Na metodologia da BAE trabalhamos as causas da exclusão, então a importância de trabalhar um mutirão da BAE no Marajó é que tem especificidades que devem ser levadas em consideração. E temos assim uma grande oportunidade de trabalhar junto aos 17 municípios, fortalecendo a atuação intersetorial para garantir o acesso e a permanência na escola de cada criança e adolescente”, afirma Nayana.

A Semana D pela BAE finaliza o calendário do mutirão na região, e durante os dias da programação, todas as equipes vão intensificar suas atividades, e promover ações culturais para mobilizar a população no compromisso da rematrícula de toda criança e adolescente na escola. O objetivo é cumprir a meta de rematrícula na plataforma da BAE até 31 de maio de 2023.

As programações desenvolvidas nos municípios terão rodas de conversas, caminhadas, campanhas em carros sons e rádios comunitárias, e a intensificação das visitas domiciliares. Além disso, as equipes, a partir da identificação de crianças e adolescentes fora da escola, irão identificar os motivos da exclusão, e definir mudanças nesse cenário, em parceria com as famílias, escolas e o poder público. 

Parcerias - Com os desafios impostos pelas características socioeconômicas da região, as instituições parceiras atuantes no Marajó são fundamentais para alcance de resultados. Parceiro estratégico na região, o Gaepe-TCM fortalece o engajamento dos municípios na BAE, como uma das formas de trabalhar transformações sociais no território. O presidente do TCM-PA, conselheiro Antônio José Guimarães, relata a prioridade na educação. 

Capacitação dos 17 municipios marajoaras sobre a Busca Ativa Escolar
Capacitação dos 17 municipios marajoaras sobre a Busca Ativa Escolar

“Atualmente, o TCM trabalha indo além da fiscalização e julgamento das prestações de contas dos 144 municípios. No Marajó, que desponta nacionalmente com dados educacionais alarmantes, fizemos um diagnóstico detalhado da realidade do ensino-aprendizagem, que resultou em 17 relatórios técnicos, que subsidiaram o Tribunal e instituições parceiras no desenvolvimento de ações para as melhorias da educação marajoara.  Estamos com diálogo constante e coletivo com os municípios do Marajó, com Governo do Estado, UNICEF, universidades públicas e outras instituições, que reuniram esforços com o TCM-PA para buscar aplicar soluções sobre alunos sendo alfabetizados na idade correta, formação continuada de professores, melhoria da gestão escolar, acesso facilitado a programas federais e outros”, comentou o presidente do TCMPA, conselheiro Antônio José Guimarães. 

A Técnica de Assistência Social da Famep, Helayne Portugal, acredita que essa parceria com o UNICEF é de suma importância para o fortalecimento dos municípios no que diz respeito às ações relacionadas a Busca Ativa Escolar. “A FAMEP compreende que a BAE propõe respostas multissetoriais dentro dos municípios, a iniciativa em qualificar os técnicos municipais da educação foi de suma importância para aperfeiçoar a identificação das causas da evasão escolar, elaborando, assim,  estratégias eficazes para o combate da mesma”, Helayne afirma também que estratégias como essa além de atender seu público alvo, proporcionando a garantia do direito à educação de crianças e jovens, reflete diretamente e positivamente na gestão municipal.

Resultados – Dos 17 municípios marajoaras, os municípios de Soure, Salvaterra e São Sebastião da Boa Vista já cumpriram com a meta de rematrícula na plataforma da BAE. Wanderson Queiroz, coordenador operacional da BAE em Soure (PA), relata como a integração da equipe no município otimizou os resultados. “Nós tivemos uma parceria muito boa com a educação e a promoção social, onde o Conselho Tutelar nos ajudou bastante na Busca Ativa. Nós entregamos kits, material escolar e cestas básicas para os alunos retornarem à escola. A maioria das Buscas Ativas foram feitas pelo Conselho Tutelar, devido à negligência, e acionamos eles e os CREAS. As crianças voltaram e estão até hoje na escola”, afirma o coordenador operacional da BAE de Soure, que cumpriu a meta de 57 rematrículas. 

São Sebastião da boa Vista em diálogo com estudantes nas escolas municipais
São Sebastião da Boa Vista em diálogo com estudantes nas escolas municipais

No município de São Sebastião da Boa Vista, 159 meninos e meninas foram rematrículas. As capacitações e a articulação local foram determinantes para o alcance da meta. “Através das capacitações, que são bem esclarecidas, dos cursos que são disponíveis nos canais, da comunicação através dos grupos de WhatsApp e dos vídeos que ficam gravados nos ajudaram na divulgação dessas informações e nas parcerias com as demais instituições. Aprendemos que nunca devemos desistir do aluno. Hoje, nós temos resultados muito positivos para o município através do programa da Busca Ativa”, comenta Lorena Matos, psicóloga na Secretaria de Educação de São Sebastião da Boa Vista. 

Sobre a Busca Ativa Escolar - BAE

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos. A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento e outros, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção.