Pará será parceiro estratégico na mobilização e acompanhamento dos municípios para avanços na agenda de crianças e adolescentes em Saúde, Educação e Assistência Social
No dia 9 de abril, durante visita institucional a Belém (PA), a Representante Adjunta do UNICEF no Brasil, Layla Saad, e a Chefe do Escritório do UNICEF na capital paraense, Mariana Rocha, participaram de reunião com o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, a Vice-Governadora, Hana Ghassan, o Secretário de Educação, Rossieli Soares, e suas equipes. O encontro teve como objetivo discutir as prioridades da nova edição do Selo UNICEF, que será oficialmente lançada no próximo dia 28 de abril.

Na ocasião, foi reafirmada a parceria entre o UNICEF e o Governo do Estado para a edição 2025-2028 do Selo, iniciativa que busca promover os direitos de meninas e meninos nos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido. O Estado do Pará atuará como parceiro estratégico na mobilização e no acompanhamento dos municípios para que avancem, ao longo dos próximos quatro anos, em indicadores fundamentais de Saúde, Educação e Assistência Social.
Layla ressaltou que “o Selo UNICEF é uma porta de entrada, mas o compromisso do UNICEF vai além: queremos fortalecer parcerias de longo prazo com o Governo do Pará e demais instituições, porque é assim que conseguimos transformar realidades, reduzindo desigualdades e garantindo os direitos de cada criança e adolescente.”
Além da nova edição do Selo, a reunião também abordou as frentes de atuação do UNICEF na COP30, que será realizada em Belém em 2025. Foi destacada a importância de fortalecer os sistemas de proteção à infância e à adolescência para o maior evento climático do mundo, garantindo que crianças e adolescentes estejam no centro das ações de preparação e legado do evento.
A parceria reafirma o compromisso conjunto de colocar meninas e meninos no centro das políticas públicas, promovendo equidade e oportunidades para cada criança e adolescente no estado do Pará.
Dados do UNICEF mostram que, em 2024, dos 144 municípios do Pará, 124 aderiram ao Selo UNICEF, mas apenas 28 conquistaram a certificação. A expectativa é que esses números cresçam significativamente com o início do novo ciclo do Selo (2025-2028), que coincidirá com a chegada de novas gestões municipais.
Os municípios que participam do Selo UNICEF se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade para todos; desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; e famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.