Visão Mundial realiza visita técnica do Selo UNICEF em Tefé

Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde demonstraram como realizam suas ações e estratégias para as entregas da iniciativa

Visão Mundial realiza visita técnica do Selo UNICEF em Tefé

Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde demonstraram como realizam suas ações e estratégias para as entregas da iniciativa

A equipe da Visão Mundial, organização não governamental implementadora do Selo UNICEF no Amazonas, realizou nessa quinta-feira, 27, visita técnica aos equipamentos de Educação, Assistência Social e Saúde do município de Tefé, com foco em acompanhar as metas dos indicadores de impacto social, bem como o eixo de participação cidadã e gestão por resultados para o Selo UNICEF.  

Na secretaria de Educação, a equipe dialogou com Marcus Lúcio Sousa, secretário da pasta, onde foi enfatizado sobre a meta alcançada da primeira etapa da Busca Ativa Escolar. Atualmente, o município tem 78 escolas, sendo 18 delas em áreas indígenas. Além disso, o secretário informou que 30 escolas da zona rural estão passando por reformas, onde também estão sendo construídas as casas dos professores em anexo, a fim de melhorar a qualidade de vida dos educadores.

“Estamos em busca do Selo UNICEF e sabemos que a educação é de suma importância nesse processo, por meio da Busca Ativa Escolar. Com foco em melhorar a qualidade do ensino, firmamos parceria também com a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo o projeto de robótica itinerante como carro-chefe, a fim de promover mais conhecimento e despertar maior interesse e perspectivas para as nossas crianças e adolescentes”, destacou o Marcus Sousa, secretário de Educação, Esporte e Cultura de Tefé.

A equipe também visitou a Escola Municipal Tereza Praia Tavares, unidade de educação infantil, onde realizou o registro da autoavaliação dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (INDIQUE) e preenchimento do formulário das Práticas de Qualidade da Educação Infantil, as quais são referentes às entregas das atividades do resultado sistêmico 1, que devem ser realizadas até 31 de maio.

Educação interativa

A equipe também visitou o laboratório de robótica, na secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde dialogou com Daniel Sacha, secretário da pasta, para conhecer os projetos e equipamentos de robótica utilizados em parceria com a secretaria de educação. A iniciativa pode ser utilizada como um dos recursos para o enfrentamento à cultura do fracasso escolar, uma das entregas do Selo UNICEF para maio desse ano.

“Temos cerca de 15 mil jovens no município de Tefé e com isso sentimos cada vez mais a necessidade de oferecer instrução intelectual, mas também deixar um legado para essa e as próximas gerações. Com isso, desenvolvemos várias atividades e projetos para que as crianças e adolescentes possam colocar em prática o que muitas vezes fica somente no campo da teoria na sala de aula. Assim, podemos oferecer oportunidades para que esses jovens possam estudar, ter uma qualificação profissional e perspectivas de futuro sem precisar sair da sua cidade”, explicou Daniel Sacha.

O secretário informou ainda que uma novidade é que a secretaria já tem um  projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), onde nos próximos meses irão desenvolver o projeto Robótica Educacional e o Ensino da Programação no município de Tefé, uma parceria entre a prefeitura, Fapeam e Cetam.

Em 2022, o laboratório de robótica itinerante visitou seis escolas, entre municipais e estaduais, onde mais de mil alunos do 5º ao 9º ano interagiram e aprenderam brincando. Além disso, em 2023, a secretaria já realizou colônia de férias, onde tiveram aula de robótica educacional e programação em blocos; a 1ª Feira Regional de Tecnologia e Inovação do Médio Solimões; desafios do projeto NASA; e mais de 160 alunos já visitaram o laboratório esse ano.