Pular para o conteúdo principal

Evento apresentou a nova Edição do Selo UNICEF e debateu estratégias importantes para ampliar a proteção e desenvolvimento da infância e adolescência no Amazonas

 

No dia 27 de março de 2025, O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), promoveram uma reunião essencial para o futuro da infância e adolescência no estado. O evento marcou a apresentação do Selo UNICEF Edição 2025-2028, uma iniciativa que reconhece e incentiva os municípios a implementarem políticas públicas eficazes para proteger e promover os direitos de meninos e meninas, amazonenses. O encontro foi realizado no Auditório da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e contou com a participação de secretarias parceiras do Estado, como a própria Sedurb e UGPE, SEJUSC, SEAS, COSAMA, SEDUC, FVS, dentre outras.

 

“Garantir que cada criança e adolescente tenha acesso a educação de qualidade, saúde, proteção contra violências e oportunidades para um futuro digno é um compromisso coletivo e o Selo UNICEF é um importante catalisador para essa mudança, mobilizando gestores municipais, sociedade civil e setor privado a unirem esforços para transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, disse Rayanne França, Chefe Interina do escritório UNICEF Brasil em Manaus.

 

Na edição anterior do Selo UNICEF, 29 municípios do Amazonas foram certificados pelo compromisso com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. São eles: Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba. A nova edição busca ampliar esse impacto, incentivando ainda mais municípios a se comprometerem com essa causa essencial.

 

“Nós da Sedurb e UGPE recebemos a equipe do Selo UNICEF juntamente com secretarias parceiras, SEJUSC, SEAS, COSAMA, SEDUC, FVS para fazer um planejamento das ações do novo ciclo do Selo UNICEF 2025-2028, na qual temos a meta ousada de atingir, os 61 municípios do interior e mudar a certificação passada de 29 municípios para bem mais. Esse é o nosso compromisso”, disse Marcellus Campêlo, Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e Secretário de Estado de Projetos Especiais no Governo do Estado do Amazonas.

 

O lançamento oficial do Selo UNICEF 2025-2028 está previsto para o dia 23 de abril. A reunião do dia 27 de março foi uma oportunidade para alinhar estratégias, debater desafios e definir prioridades que impactam diretamente esse novo ciclo.

 

Sobre o Selo UNICEF

 

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. 

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.

Para implementar o Selo UNICEF nas regiões Norte e Nordeste do País, o UNICEF conta com as parcerias estratégicas de B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social e RD Saúde, além de Vale e Fundação Vale como parceiros estratégicos para o território amazônico.