Sinop, 13 de março de 2026 – 24 municípios do Mato Grosso participaram, nesta quinta-feira (11), em Sinop, do encontro formativo de educação do Selo UNICEF, edição 2025-2028. Promovido pelo UNICEF, pelo Instituto Peabiru, pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME-MT), o encontro reuniu 91 pessoas, entre articuladores do Selo UNICEF, mobilizadores de educação e coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar para debater o cenário da exclusão e abandono escolar nas localidades, assim como pensar em estratégias e ações de enfrentamento voltadas ao fortalecimento da alfabetização e à recomposição das aprendizagens.
O encontro faz parte do ciclo nacional de formações voltadas ao fortalecimento das agendas de educação do projeto Selo UNICEF, iniciativa do UNICEF, implementada pelo Instituto Peabiru no Mato Grosso, que tem por objetivo promover políticas públicas para crianças e adolescentes. Ao todo, serão realizados 43 encontros em 31 cidades de 18 estados brasileiros entre os dias 10 de março e 15 de abril.
Paulo Abreu, vice-prefeito de Sinop, compareceu ao evento e destacou a importância dessa discussão regional. “Hoje o tema é a prioridade da educação dos nossos jovens e crianças. Por isso é importante que os gestores estejam aqui, trocando ideias e se articulando para atingir essas metas. Não é só uma premiação ou certificação, é política pública atingindo a população”, declarou.
A iniciativa conta ainda com a colaboração de diversas instituições que atuam no fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes, entre elas a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME-MT), a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT), a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Também integram essa rede de parceiros o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso (COEGEMAS-MT), a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM-MT) e o Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso (FEMAB), que contribuem para ampliar a articulação entre estado e municípios e apoiar a implementação de ações voltadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Sobre o Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma das maiores iniciativas de fortalecimento de políticas públicas do País. Na última edição (2021-2024), 933 municípios dos 2.023 que foram mobilizados pelo programa receberam a certificação. Isso representa a melhoria de indicadores-chave relacionados à infância e adolescência nestas localidades, como imunização, permanência de crianças na escola e prevenção de violências.
A edição atual, que segue até 2028, já atingiu número recorde de adesões, com 2.277 cidades de 18 estados participando: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais (apenas cidades do norte do estado), Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. A iniciativa reconhece o esforço dos municípios na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Para o Selo UNICEF no Mato Grosso, o UNICEF conta com a parceria estratégica de Grupo Profarma, Rumo Logística e Equatorial Energia, com a parceria de RD Saúde e com o apoio de Energisa. Para a área de Educação, o UNICEF conta com a parceria estratégica do Instituto Claro.
Em Mato Grosso, o Selo UNICEF é implementado com apoio do Instituto Peabiru, organização parceira responsável pela assistência técnica no estado.
Sobre o UNICEF
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil. O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias.
Agenda
O calendário completo dos encontros de educação do Selo UNICEF está disponível em selounicef.org.br/agenda.
Crédito das imagens: Weslley Mtchaell (Prefeitura de Sinop)
