Pular para o conteúdo principal

Salas de Aprendizagem debaterão as metas da Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF

Salas de Aprendizagem debaterão as metas da Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF


Na programação, foram incluídas cinco atividades voltadas para o tema no mês de maio: dois bate-papos com especialista e três plantões tira-dúvidas


Os 2.023 municípios participantes da Edição 2021-2024 do Selo UNICEF, têm até o dia 31 de maio para alcançar a meta da Busca Ativa Escolar: (re)matricular pelo menos 40% das crianças e adolescentes que abandonaram a escola, considerando os dados do Censo Escolar/Inep 2019.


Com a proximidade da data, as Salas de Aprendizagem da Busca Ativa Escolar estão com uma programação especial: serão cinco encontros voltados para trocar experiências, orientações e sanar dúvidas sobre como alcançar a meta da estratégia no Selo UNICEF. 


Confira a programação:


 * 02/05 (terça-feira), às 10h: Bate papo com Especialista - Daniella Rocha, oficial de educação do UNICEF Brasil 
* 10/05 (quarta-feira) 8h: Plantão tira-dúvida
 * 17/05 (quarta-feira) 8h: Plantão tira-dúvida 
* 19/05 (sexta-feira) 13h15: Plantão tira-dúvida 
* 23/05 (terça-feira), às 15h: Bate papo com Especialista - Daniella Rocha, oficial de educação do UNICEF Brasil 

Os encontros são voltados para as equipes municipais da Busca Ativa Escolar, mas também para articuladores(as), mobilizadores(as) de educação do Selo UNICEF e demais atores municipais interessados.
As demais atividades previstas nas Salas de Aprendizagem permanecem as mesmas. Confira a grade de programação completa da Sala de Atendimento no site da Busca Ativa Escolar


Sobre a meta


A meta, cujo prazo se encerra em 31 de maio, é (re)matricular pelo menos 40% das crianças e adolescentes, de acordo com o número absoluto de abandono escolar que cada município reportou ao Censo Escolar / Inep 2019. O alcance da meta inclui crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão em risco de abandonar a escola e/ou que já estão fora da escola.


Neste resultado sistêmico, não será necessário reportar nenhuma comprovação no site do Selo UNICEF, já que a medição da meta é feita pelo UNICEF diretamente na plataforma da Busca Ativa Escolar, que precisa estar atualizada pelos municípios até a data limite, 31 de maio.


Esta é a primeira de duas medições de (re)matrícula da Busca Ativa Escolar enquanto meta do Selo UNICEF. A segunda medição se inicia em junho de 2023 e prossegue até junho de 2024 e a meta será novamente alcançar 40% de (re)matrículas, mas desta vez tendo como referência o abandono reportado no Censo Escolar de 2021.


Em caso de dúvidas, é possível acionar o(a) coordenador(a) operacional da Busca Ativa Escolar, o(a) mobilizador(a) de educação do Selo, o(a) articulador(a) do Selo ou ainda o parceiro implementador do Selo UNICEF do seu estado.