Curso deve ser realizado por todas as mobilizadoras e todos os mobilizadores de adolescentes no município como atividade obrigatória do Selo UNICEF.
O Curso de Mobilização para Participação Cidadã de Adolescentes já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Selo UNICEF e deve ser feito por todas as mobilizadoras e todos os mobilizadores de adolescentes dos municípios que participam da edição 2025-2028 da iniciativa. A realização do curso e emissão de certificado é uma condição obrigatória para a validação da pessoa mobilizadora de adolescentes.

O curso aborda temas relacionados à criação ou fortalecimento dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes, os NUCAs, direcionando toda a potência das adolescências para a participação ativa e protegida de violências na construção de políticas públicas em seus municípios. Sua estrutura está composta por um total de 19 videoaulas, distribuídos entre blocos e módulos, com a indicação de materiais de leitura obrigatória, conteúdos complementares e avaliações.
"Esse curso foi especialmente desenhado para cada mobilizadora e mobilizador de adolescentes, com aulas de especialistas do UNICEF e outras participações muito especiais, além de conteúdos complementares cuidadosamente selecionados. Então, vamos juntas e juntos fazer bonito e mostrar toda essa potência dos NUCAs e a transformação nos municípios", destaca Luiza Leitão, oficial de participação e cidadania de adolescentes do UNICEF.
A pontuação pela conclusão do curso será computada apenas em 2028, mas é importante que a pessoa mobilizadora realize a formação assim que for indicada pelo prefeito ou prefeita. Não é o ideal, mas em caso de troca de mobilizador ou mobilizadora, quem assumir a função deverá também realizar curso. Ou seja, se o município tiver dois mobilizadores durante a edição do Selo UNICEF, em 2028, o articulador da iniciativa deverá postar dois certificados na Plataforma Crescendo Juntos (PCJ).
Qualquer dúvida sobre o conteúdo do curso, por favor, acione os parceiros de implementação do Selo UNICEF no seu estado: selounicef.org.br/parceirosimplementadores.
