No Mato Grosso, UNICEF e parceiros celebram o retorno às escolas de 2 mil crianças e adolescentes em 2022

 

No Mato Grosso, UNICEF e parceiros celebram o retorno às escolas de 2 mil crianças e adolescentes em 2022

De forma inédita, as parcerias interinstitucionais no estado garantiram a promoção do direito à educação de meninos e meninas mais vulneráveis em todos os 141 municípios mato-grossenses
De forma inédita, as parcerias interinstitucionais no estado garantiram a promoção do direito à educação de meninos e meninas mais vulneráveis em todos os 141 municípios mato-grossenses (Foto: © UNICEF/ Vicente Souza)

 

Desde o início de 2022, 2.300 crianças e adolescentes que estavam fora da escola foram identificadas e acompanhadas pela estratégia Busca Ativa Escolar no Estado de Mato Grosso. Este é o principal resultado do grupo de trabalho criado para buscar soluções no enfrentamento à evasão e ao abandono escolar, por meio do projeto Busca Ativa Escolar.

A iniciativa é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em parcerias estratégicas e regime de colaboração com o Instituto Peabiru, Tribunal de Contas (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência social (COEGEMAS), e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CEDCA – MT).

Segundo a oficial de educação e proteção do UNICEF, Nayana Góes, uma das responsáveis por acompanhar a implementação da Busca Ativa Escolar no Estado, a estratégia está sendo muito útil na resposta ao combate à evasão escolar. “Nós viemos de uma situação de exclusão e fracasso escolar que foi agravada pela pandemia e a gente tem a oportunidade, por meio da Busca Ativa Escolar, de apoiar os municípios para que eles avancem no direito à educação de cada menino e de cada menina em Mato Grosso”.

Vida impactadas

Uma dessas vidas é da Júlia Valentina (11) que vive no município de Jaciara (MT). A menina tem paralisia múltipla e estava matriculada na rede de ensino municipal desde os 2 anos de idade. No entanto, em meados de 2019 a família se mudou para outra cidade e não realizou mais sua matrícula em nenhuma escola. Com a pandemia, a criança retornou à Jaciara, mas continuou em situação de evasão escolar.

Quando a equipe da Busca Ativa Escolar de Jaciara identificou Julia Valentina, começou uma mobilização intersetorial para garantir o seu retorno. “Conversamos com a família, falamos da necessidade da criança estar inserida em um ambiente inclusivo, que era seu direito estar na sala de aula, junto com seus pares, recebendo o que necessita”, explica a Ianara Tabosa, articuladora do Selo UNICEF e coordenadora da Busca Ativa Escolar em Jaciara. Hoje, a menina estuda com toda a estrutura que necessita para seu desenvolvimento, desde a sala de recursos até uma profissional de desenvolvimento infantil que a companha nas atividades.

Para a mãe, Vanessa Garcia, é muito bom ver a garota estudando. “A Júlia é uma menina muito inteligente. Ela se comunica com as crianças e eu acho isso muito bom. Fico feliz em vê-la vindo para a escola porque se desenvolve bastante”, declara. 

Formações para uso da plataforma e execução da metodologia

A Busca Ativa Escolar é uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica gratuita que auxilia os municípios na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de evasão, abandono ou infrequência escolar. A plataforma possibilita ao Estado e aos municípios disporem de dados concretos para o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas que contribuam para a garantia de meninos e meninas.

Segundo Cláudio Melo, gerente de projetos do Instituto Peabiru, uma das organizações responsáveis por mobilizar os municípios para execução da estratégia, a realização de capacitações fortalece o projeto nos municípios e reflete diretamente no uso da plataforma. “Ao longo de 2022, realizamos 8 capacitações remotas e presenciais para implementação da estratégia e uso da plataforma. Temos 665 profissionais capacitados em 122 municípios do Estado de Mato Grosso. No segundo semestre de 2022, os números cresceram bastante. Saímos de 400 (re)matrículas em agosto para 2.300 em dezembro. Sabemos que cada número desse representa uma criança ou adolescente com seu direito à educação garantido. O sistema ainda ajuda o município a entender o próprio cenário da exclusão escolar”, declara.

Os coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar são profissionais técnicos responsáveis por executar a estratégia no município e que têm amplo acesso à plataforma. Eles foram o principal público-alvo das capacitações. Em Nova Mutum (MT), a coordenadora operacional Márcia Alves, que participou de um dos encontros presenciais realizados em outubro, explica como a experiência proporcionou uma melhor compreensão sobre o sistema. “A capacitação estadual foi importante para ampliar os conhecimentos acerca da estratégia da Busca Ativa Escolar, do uso da plataforma que é um dos grandes desafios observados entre os participantes. Destaco ainda que foi importante também para a troca de experiências vivenciadas em cada município”.

Busca Ativa Escolar no Selo UNICEF

Dos 141 municípios do Estado, 78 também participam do Selo UNICEF. Dentro do Selo UNICEF, cada município tem uma meta de (re)matrículas na Busca Ativa Escolar a ser alcançada. No Estado do Mato Grosso, 21 municípios já alcançaram a meta.

Entre eles está Cuiabá que teve um grande progresso nos últimos meses.  Em setembro de 2022, 159 (re)matrículas foram inseridas na plataforma do município. Três meses depois, Cuiabá acumula mais de 900 casos solucionados. Segundo a coordenadora operacional, Cleiry Souza, “garantir os direitos e permanência das nossas crianças e adolescentes do município na escola é a meta e responsabilidade da equipe de Cuiabá”.

Barra do Garças também participa do Selo UNICEF e já alcançou sua meta. O sentimento é de gratidão pelo esforço e reconhecimento do trabalho desenvolvido em 2022, declara a mobilizadora de educação do Selo UNICEF, Andreia Mendonça. “Quando todos trabalham para o mesmo objetivo, grandes vitórias são alcançadas. Agradecemos pelo apoio recebido para a execução da estratégia em nosso município”. 

A lista completa dos municípios que alcançaram a meta no Estado está disponível no link: bit.ly/3eKYzWj 

Campanha de comunicação da Busca Ativa Escolar em Mato Grosso

Para auxiliar na sensibilização das equipes municipais da Busca Ativa Escolar e da sociedade civil, materiais da campanha Busca Ativa Escolar estão disponíveis no site (https://buscaativaescolar.org.br/campanha/).

Além desses materiais, o grupo de trabalho da Busca Ativa Escolar disponibiliza aos municípios mais dois spots para serem veiculados nas rádios do Estado. Os materiais podem ser baixados no link: bit.ly/3VslSE2