Municípios já podem fazer adesão ao Selo UNICEF

Municípios já podem fazer adesão ao Selo UNICEF

UNICEF lança nova edição do Selo UNICEF na Amazônia e no Semiárido e mobiliza parceiros 

Municípios tem até 8 de agosto para aderir ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024, iniciativa em que UNICEF e seus parceiros apoiam a gestão municipal na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Nove instituições nacionais e regionais se unem ao UNICEF para que a infância e a adolescência sejam prioridade nas políticas públicas municipais 

O UNICEF convida 2.311 municípios da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiros a aderir à edição 2021-2024 do Selo UNICEF, e assumir o compromisso de colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal. A adesão pode ser feita até 8 de agosto aqui: selounicef.org.br/adesao.

Clique AQUI para fazer a adesão ao Selo UNICEF

O lançamento da edição 2021-2024 do Selo UNICEF acontece às 10h de terça-feira, 15 de junho, no Youtube do UNICEF Brasil. No evento, celebridades e representantes de diversos setores explicam o impacto do Selo UNICEF na garantia dos direitos de meninas e meninos, e convidam municípios a assumir esse compromisso.

Com a adesão à iniciativa, os municípios passam a ser acompanhados pelas equipes do UNICEF e de seus parceiros implementadores para apoiar a realização de ações que visam melhorar a vida de crianças e adolescentes nos municípios. Ao longo de quatro anos, as gestões municipais terão acesso a formações, conteúdos programáticos, acompanhamento de seus indicadores e de planos de ação.

Nesta edição, o suporte técnico ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 para reduzir o impacto na vida de meninas, meninos e suas famílias será uma prioridade.

“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É no município que as crianças nascem, crescem e se desenvolvem e as políticas públicas se tornam realidade, trazendo mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos. Por isso, é fundamental um esforço amplo e conjunto com foco nesses territórios. É esse o compromisso do UNICEF e das nove instituições que estão conosco na nova edição do Selo UNICEF”, ressalta a Representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer. 

Compromisso conjunto 

A realização de mais uma ediçao do Selo UNICEF acontece por meio de um compromisso conjunto de 9 instituições nacionais e regionais, que se unem ao UNICEF pela garantia dos direitos de mais de 20 milhões de meninas e meninos: 

  • Consórcio Interestadual da Amazônia Legal;
  • Consórcio Nordeste;
  • Associação Brasileira de Municípios (ABM);
  • União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime);
  • Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas);
  • Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems);
  • Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas);
  • Confederação Nacional de Municípios (CNM);
  • Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Cada instituição apoiará os municípios no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas em diferentes áreas essenciais à vida das crianças e dos adolescentes. A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A implementação do Selo UNICEF junto aos municípios dos 18 estados de Amazônia e Semiárido conta ainda com parceria técnica de 6 organizações:

  • Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE)
  • Associação de Defesa da Saúde Sexual, Saúde Reprodutiva, Educação e Cidadania (Asserte)
  • Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC)
  • Instituto Formação
  • Instituto Peabiru
  • Visão Mundial 

 

FOto Selo
Mais de 20 milhões de meninas e meninos vivem nos 2.311 municípios da Amazônia e Semiárido 
(©UNICEF/BRZ/Yareidy Perdomo)

Resultados da edição anterior do Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal brasileira e do Semiárido, onde vivem mais de 16 milhões de crianças e adolescentes. 

Entre os destaques como resultados estiverem o incremento do acesso das gestantes ao pré-natal em 6,5%, o percentual de bebês com registro de nascimento também aumentou duas vezes em relação à média nacional e os municípios asseguram mais crianças na escola, aprendendo e com uma redução de 15% no número de estudantes com atraso escolar. Mais de 30 mil adolescentes foram engajados ativamente em processos de participação em políticas públicas que impactam suas vidas.

Os resultados da edição anterior estão disponíveis em selounicef.org.br/resultados-geral.

Sobre o UNICEF 
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações em unicef.org.br e no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.