Município cearense mostra que é possível reduzir obesidade nas crianças a partir do trabalho intersetorial

alimentação

Estimulado pelo Selo UNICEF, Pacujá (CE) uniu prefeitura, escolas e até igreja com o mesmo objetivo.

Pacujá é o terceiro menor município do Ceará, onde vivem pouco mais de 6.500 pessoas. Embora pequeno, o município apresentava um problema das grandes metrópoles: crianças menores de 5 anos com peso alto para a idade. Este é um dos indicadores trabalhados durante o 5º Ciclo de Capacitação e o município apresentava índice negativo no relatório de linha de base do Selo UNICEF, apresentado no começo da edição. Ou seja, o município tinha números piores que a média de seu grupo. Foi aí que a intersetorialidade entrou em campo, quando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), escolas, famílias e até mesmo o pároco da cidade, Padre João Jesuíno, sensibilizados pela temática e regidos pelo articulador, deram início a uma campanha de sensibilização e de mudança cultural junto a crianças e comunidade que já dá resultados.

As escolas proibiram a venda de salgadinhos e produtos ultraprocessados nas calçadas e dentro das cantinas; a prefeitura ampliou a compra de produtos da agricultura familiar de 30% para 40%, inserindo no cardápio da rede de ensino alimentos saudáveis e orgânicos, ampliando a oferta de frutas e verduras; o padre passou a inserir o assunto nas homilias das missas votadas para as crianças, dialogando com elas próprias e com as famílias sobre as escolhas alimentares e suas consequências; as nutricionistas da Secretaria de Educação e do NASF dão o suporte e acompanham a evolução do indicador.

E os resultados já aparecem: no relatório de acompanhamento de meio período do Selo UNICEF, Pacujá saiu do vermelho neste indicador, passando de 7,4% em 2016 para 6% em 2017 – alcançando a média do grupo.

"Apesar da grande dificuldade que os municípios enfrentam, principalmente os pequenos, que não têm arrecadação própria, a gente tem feito esse esforço para alcançar os indicadores do Selo UNICEF e vê que vale a pena. Trabalhamos como em uma orquestra onde o maestro é o nosso articulador", afirmou o prefeito, Alex Melo. 

Jorge de Moura, o "maestro", por sua vez, destaca a relevância do Selo UNICEF. "Esse trabalho do UNICEF muda mesmo, estimula a mudança concreta no município". 

Sobre o Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de 1.924 municípios que assumiram, junto ao UNICEF, o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. www.selounicef.org.br.  

Sobre o UNICEF 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Visite www.unicef.org.br.