O UNICEF, a APDMCE e a Secretaria da Igualdade Racial do Estado do Ceará firmam uma parceria estratégica para fortalecer e ampliar as políticas de equidade étnico-racial em todos os municípios cearenses. A iniciativa busca levar a política de equidade étnico-racial a todo o estado por meio da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), promovendo a justiça racial e a valorização da diversidade.
A ação integra o Resultado Sistêmico 6 do Selo UNICEF, que trata como prioridade, nesta edição, o fortalecimento da equidade étnico-racial, com foco no enfrentamento das desigualdades que afetam crianças e adolescentes indígenas e quilombolas. A proposta incentiva os municípios a municipalizar a política de equidade étnico-racial, ampliando a adesão ao Selo Município Sem Racismo e estimulando a execução de ações concretas voltadas à promoção da igualdade de oportunidades.
Durante reunião realizada no escritório do UNICEF, em Fortaleza, as instituições firmaram o compromisso conjunto de expandir e consolidar essas políticas nos territórios municipais. O encontro também marcou o início do planejamento de uma trilha formativa a sobre a adesão ao Sinapir e a municipalização das políticas de equidade étnico-racial para todos os municípios do Estado do Ceará. A trilha acontecerá no escritório do UNICEF e irá compor a programação do Festival Afrocearensidades, que será realizado em novembro deste ano.
Selo UNICEF 2025-2028
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF que estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará – APDMCE é parceira implementadora nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.
A APDMCE, ao longo da edição do Selo, oferece aos municípios formações, acompanhamento metodológico, suporte técnico e monitoramento de indicadores, para a implementação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, proteção contra a violência e participação social de crianças e adolescentes.
Ao integrar o Selo UNICEF, os municípios recebem suporte técnico, formações e monitoramento de indicadores para fortalecer políticas públicas nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social.
