Celebração ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, com participação do Representante do UNICEF no Brasil,Youssouf Abdel-Jelil
Quase seis mil pessoas festejaram, na última quarta-feira (11), os resultados do Selo UNICEF no Ceará durante a cerimônia de entrega do troféu aos 158 municípios do estado certificados nesta edição (2021-2024). A celebração ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com participação de oficiais do UNICEF, caravanas de adolescentes, técnicos e gestores municipais, parlamentares, a vice-governadora do Estado e outras autoridades. O evento marcou também os 25 anos do Selo UNICEF no Ceará e foi transmitido pelo canal do Governo do Ceará no YouTube.
“Ao longo desse tempo, aprendemos juntos – UNICEF, governos e parceiros – sobre a importância de unir Educação, Proteção Social, Saúde e outras áreas para garantir os direitos de cada criança e cada adolescente”, destacou Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil, que esteve presente na agenda. "Estar aqui hoje, no estado onde o Selo UNICEF está presente por mais tempo, há 25 anos, é uma forma muito especial de celebrar esse marco", apontou.
A vice-governadora do Estado, Jade Romero, homenageou os profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social pelo trabalho realizado, juntamente com articuladores e equipes municipais do Selo UNICEF, em defesa da infância e adolescência. “Quero expressar nossa gratidão pelo trabalho que vocês realizaram lá na ponta. São os inúmeros desafios que os nossos municípios vivem, escutam a população e precisam corresponder à expectativa do nosso povo”, disse.
O chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar, reconheceu o trabalho realizado pelos municípios durante a pandemia de Covid-19 para que os serviços públicos não parassem. “Com a pandemia, esperávamos um grande abandono escolar. E qual foi a resposta do Ceará? A gente levou o abandono a zero. Se em 1997 conseguimos colocar todas as crianças na escola, hoje conseguimos garantir que nenhuma criança saia dela”, disse. “O que precisa para ganhar o Selo UNICEF? Precisa fazer o que os municípios fizeram: trabalhar pela vida”, complementou.
Dando voz aos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), Thais Pitaguary, 18, de Pacatuba, partilhou sua atuação junto do UNICEF em defesa da infância e adolescência. “Entrei no NUCA quando tinha 12 anos, essa já é minha segunda edição. É uma honra representar todos os adolescentes hoje. O UNICEF me achou quando eu mais queria mudar a vida de crianças e adolescentes e me deu a chave para abrir essas oportunidades”, destacou ela, que integra o Conselho Consultivo de Adolescentes e Jovens do UNICEF no Brasil. “Esse evento está acontecendo por causa do nosso trabalho e visão de coletividade”, acrescentou.
A programação recebeu diferentes manifestações culturais lideradas pelos NUCAs dos municípios certificados. A abertura contou com um cortejo de adolescentes portando as bandeiras dos municípios certificados, acompanhado da trilha sonora do evento, “Minha Casa é Gente”, de Pedro Valença, que traz reflexões e aprendizados deixados pela pandemia de Covid-19. A interpretação foi do Coral Vozes Anacés, de São Gonçalo de Amarante, com regência de Elizânia Lima e participação da cantora Ana Amélia Guimarães.
O evento foi organizado por UNICEF e Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), entidade implementadora do programa no estado, e teve participação de instituições de defesa dos direitos da infância e adolescência e outros parceiros locais da iniciativa.
As cidades premiadas avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência. Entre os anos de 2021 e 2024, a cobertura da Tríplice Viral D2 subiu, nos municípios do Ceará certificados pelo Selo UNICEF, de 63,8% para 90,2%, acima da média nacional. Além disso, 171 municípios do estado aderiram à estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), do UNICEF, para acelerar a imunização das crianças.
A área de Educação também apresentou resultados positivos: 176 municípios cearenses alcançaram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), do UNICEF.
Conheça outros resultados do Ceará:
Atenção à Primeira Infância
- 183 municípios garantiram oferta de serviços de atenção à Primeira Infância nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
- 177 municípios elaboraram seus Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI)
Condições de higiene
- 174 municípios implementaram Programa de Lavagem de Mãos nas escolas
1 Milhão de Oportunidades (1MiO)
- 163 municípios realizaram atividades que geraram oportunidades de estágio, aprendizagem e trabalho para adolescentes e jovens
Saúde Mental
- 176 municípios implementaram fluxo de atendimento em Saúde Mental
- 175 municípios criaram Serviço de Apoio Psicossocial
Proteção Contra Violências
- 172 municípios realizaram algum tipo de campanha de prevenção e resposta às violências
- 165 municípios implementaram os protocolos da Lei de Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), evitando revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência
- 172 municípios comprovaram ter Conselho Tutelar em condições minimamente adequadas de funcionamento
Políticas Sociais
- 169 municípios estabeleceram prioridade ao SUAS em suas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
Cidadania e Participação Social
- 171 municípios criaram núcleos de cidadania de adolescentes (NUCAs), fortalecendo a participação de meninas e meninos nas decisões que os afetam
Municípios certificados no Ceará:
Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú, Barbalha, Barreira, Barro, Barroquinha, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Capistrano, Cariré, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Caucaia, Cedro, Chaval, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Ibaretama, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milagres, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pindoretama, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Potengi, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Uruburetama, Uruoca, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará
(Fotos: Alécio Cézar)