Pular para o conteúdo principal

Palmas, 27 de novembro de 2024 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) certificou nesta terça-feira, 26 de novembro, as 15 cidades do Tocantins que mais avançaram nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. Essas cidades superaram a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos significativos e, por isso, recebem o Selo UNICEF. 

O evento realizado pelo UNICEF, em parceria técnica com o Instituto Peabiru, e apoio da Secretaria de Estado de Educação do Tocantins, ocorreu na Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) em Palmas (TO). O secretário de Estado da Educação e articulador estadual do Selo no Tocantins, Fabio Pereira Vaz, parabenizou os municípios: "Queremos parabenizar muito vocês, municípios que alcançaram as metas. Fizeram seu esforço para chegar até aqui. Quem ganha são as nossas crianças, as nossas famílias. E vejo também as gestões das equipes municipais. Parabéns ao UNICEF pelo trabalho que vem realizando no estado do Tocantins."

Foram 15 municípios certificados no estado do Tocantins, em cerimonia na capital Palmas.

 

Entre os municípios certificados está Araguatins. A articuladora do município, Geane Pereira, relata a importância de o município ter participado desta edição do Selo. “Selo UNICEF veio para somar com os municípios, e falar dele é magnifico, por que ele une forças, fortalece a garantia de direitos de crianças e adolescentes, principalmente daqueles que mais precisam. Para nós é uma honra e motivo de muita alegria ter participado desta edição e ter alcançado o reconhecimento do Selo UNICEF. Lembrando que pela primeira vez recebemos a certificação, graças ao trabalho intersetorial realizado. Muitíssimo obrigada”, relata emocionada a articuladora de Araguatins.

Entre os resultados alcançados no estado, 90 municípios alcançaram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), 69 municípios realizaram ações de enfrentamento à cultura do fracasso escolar no ensino fundamental em 2023 e 2024, 69 municípios implementaram programa de lavagem de mãos nas escolas, e muitos outros.

Ida Oliveira, oficial de comunicação do UNICEF, destacou a importância do esforço coletivo: "Esse é um momento de muita felicidade para nós, do UNICEF. Um momento de agradecer a cada parceiro que fez um imenso esforço coletivo por cada criança e cada adolescente do estado do Tocantins. Aqui estamos reconhecendo os que alcançaram as metas desta edição, mas sem dúvida o impacto na vida dos meninos e meninas exemplifica o resultado concreto desta edição."