Pular para o conteúdo principal

Cuiabá, 05 de dezembro de 2024 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) certificou na terça-feira, 4 de dezembro, 12 cidades do estado de Mato Grosso (MT) que mais avançaram nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. Essas cidades superaram a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos significativos e, por isso, recebem o Selo UNICEF.

O evento realizado pelo UNICEF, em parceria técnica com o Instituto Peabiru, ocorreu no auditório da Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM) e contou com a presença de autoridades e parceiros do projeto, como o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Sérgio Ricardo de Almeida, a presidente da Associação das Primeiras Damas dos Municípios (APDM), Scheila Pedroso, o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Leonardo Tadeu Bortolin, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) de Mato Grosso, Lindacir Rocha Bernardon, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e integrante da Comissão Permanente de Educação e Cultura, Antônio Joaquim, e também o UNICEF, representado pela oficial de saúde Lídia Pantoja.

Scheila Pedroso, primeira-dama do município de Sinop e presidente da APDM, destacou a importância do protagonismo de crianças e adolescentes nesse processo: “O UNICEF traz para os municípios a criança e o adolescente com um olhar real, de uma forma diferenciada, onde a gente trabalha com real prioridade para essas crianças. Então trabalhar as metas da educação, da assistência social e da saúde traz para o gestor um olhar diferenciado. ”

Prefeito de Tangará da Serra

O prefeito do município de Tangará da Serra, Vander Alberti Masson, comentou sobre a felicidade de receber o Selo UNICEF: “Mais importante do que receber este Selo, é saber do dever cumprido, de ter feito ações importantes para as nossas crianças e adolescentes. Este Selo nos entusiasma a continuarmos com essas ações para conquistar mais Selos UNICEF. ”

Entre os resultados alcançados no estado, 59 municípios alcançaram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), do UNICEF, 34 municípios realizaram ações de enfrentamento à cultura do fracasso escolar no Ensino Fundamental em 2023 e 2024, 52 municípios garantiram oferta de serviços de atenção à Primeira Infância nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), além de muitos outros impactos positivos.

Lídia Pantoja, Oficial UNICEF

A oficial de saúde do UNICEF, Lídia Pantoja, destacou que a cerimônia representou um marco para os municípios e para o UNICEF: “Hoje é um dia histórico para cada pessoa que fez parte, não só porque ganhou o Selo UNICEF, mas porque é parte de uma grande corrente, envolvendo milhares de pessoas, que acreditam que, como a gente, é preciso uma tribo inteira para cuidar de cada criança. ”

Confira abaixo a lista completa dos certificados desta edição:

MATO GROSSO (12)

Arenápolis - MT
Barra do Garças - MT
Cuiabá - MT
Lucas do Rio Verde  MT
Nova Xavantina - MT
Paranaíta - MT
Planalto da Serra - MT
Primavera do Leste - MT
Santa Rita do Trivelato - MT
Sinop - MT
Tangará da Serra - MT
Tapurah - MT


Texto: Instituto Peabiru

Fotos: Vicente de Souza