Visão Mundial realiza visita técnica em equipamentos da educação, saúde e assistência social de Manacapuru

Visão Mundial realiza visita técnica em equipamentos da educação, saúde e assistência social de Manacapuru

 

Visão Mundial realiza visita técnica em equipamentos da educação, saúde e assistência social de Manacapuru

Visão Mundial realiza visita técnica em equipamentos da educação, saúde e assistência social de Manacapuru
Equipes de diversos equipamentos do município explicaram e demonstraram a rotina de suas atividades (Foto: Hanne Assimen)

 

A equipe da Visão Mundial esteve no município de Manacapuru, nessa quarta-feira, 19/04,  para visita técnica aos equipamentos da Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento, programas e ações realizadas pelas equipes municipais de cada secretaria, com foco nos indicadores de impacto social, a fim de alcançar as metas do Selo UNICEF.

“A visita técnica faz parte das estratégias para conhecermos mais sobre como os municípios vêm desenvolvendo suas ações em suas rotinas, bem como para que possam cumprir as metas do Selo UNICEF, e nesse momento, principalmente ao que tange aos indicadores de impacto social, integrados aos resultados sistêmicos e eixo de participação cidadã e gestão por resultados”, destacou Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial.

A equipe técnica participou de reuniões com o secretário de Assistência Social, Rosinaldo Moura; Subsecretário de Assistência Social, Jailson Araújo; Secretária da Infância e Juventude, Cristiane Moraes;  Conselheira de Direito do Conselho Municipal de Direito da Crianças e Adolescente (CMDCA), Hariany Campelo; Coordenador do Programa de Segurança Alimentar, Mateus Moraes; equipe da Busca Ativa Escolar e coordenadora operacional da BAE, Márcia Silva; equipe e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Biribiri, Estefane Nascimento; e equipe e coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), enfermeira Jomara de Lima Neves.

Assistência Social

De acordo com o secretário de Assistência Social, Rosinaldo Moura, o município tem avançado nas ações. “Atualmente temos diversos serviços otimizados para melhor atender a população e, principalmente, na garantia de direitos de crianças e adolescentes. Afinal, a assistência social é acima de tudo a busca para dar autonomia para as famílias atendidas. A Visão Mundial sempre foi e agora continua sendo uma grande parceira nessa caminhada rumo ao Selo UNICEF”, pontuou Rosinaldo Moura.

A articuladora do Selo UNICEF e Secretária da Infância e Juventude, Cristiane Moraes, explica que o município é polo de atendimento para outros seis municípios, os quais são: Anamã, Anori, Manaquiri, Beruri, Caapiranga, Novo Airão. “A equipe técnica da Visão Mundial tem nos ajudado muito a tornar mais claro as atividades que precisamos desenvolver para o Selo UNICEF, para  compreendermos as metas, alcançarmos os resultados e melhorarmos de forma efetiva a vida de crianças e adolescentes, nas áreas da saúde, educação e assistência social”, afirma Cristiane. 

Educação

Na área da educação, a equipe dialogou com a coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar, Márcia Silva, bem como com a equipe de professores engajados nas ações da BAE. O município já alcançou a primeira meta da Busca Ativa Escolar para o Selo UNICEF, que tem o prazo de entrega até 31 de maio.

Atualmente, o município também está desenvolvendo ações para medição do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos, haja vista a integração das escolas junto ao programa de segurança alimentar.

Imunização

No campo da saúde, a equipe técnica dialogou com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Jomara Neves, a qual explanou sobre a rotina da vacinação no município e os desafios para alcançar os indicadores de impacto social da vacinação. “Desenvolvemos diversos mecanismos e campanhas para alcançar o maior número de pessoas imunizadas no município, principalmente as crianças que precisam ser atendidas dentro da faixa etária adequada para alcançarmos os indicadores de impacto social, que também contempla o Selo UNICEF”, ressaltou Jomara.

A equipe técnica da Visão Mundial estava composta por Lucinete Bezerra, coordenadora do Selo UNICEF pela Visão Mundial; Benjamin Souza, mobilizador de educação; Lucylle Tavares, assessora de monitoramento; e Hanne Assimen, assessora de comunicação.