Visão Mundial realiza capacitação para municípios da região metropolitana de Manaus
As equipes municipais do Selo UNICEF do Careiro da Várzea e Manaquiri, participaram na última terça-feira, 02/05, da capacitação presencial sobre a Busca Ativa Escolar (BAE), a Busca Ativa Vacinal (BAV), entre outras políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, realizada pela equipe técnica da Visão Mundial, organização não governamental implementadora do Selo UNICEF, no Amazonas.
“O Selo UNICEF proporciona assistência técnica aos municípios participantes para que consigam fortalecer e garantir o compromisso da gestão municipal com a agenda de direitos de meninos e meninas. Por isso, as capacitações presenciais são fundamentais para esclarecimento das equipes municipais na metodologia”, afirma Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.
Durante visita técnica, a equipe da Visão Mundial dialogou com prefeito de Careiro da Várzea, Pedro Duarte Guedes, o qual reafirmou o compromisso com a agenda de políticas públicas para crianças e adolescentes no município. Na oportunidade, a equipe reuniu também com Raimundo Nonato, secretário de Educação do município.
“Durante o encontro, as equipes municipais foram capacitadas sobre as atividades do Selo UNICEF que precisam ser entregues nesse primeiro semestre, receberam orientações sobre atividades do Núcleo de Cidadania de Adolescentes(NUCA), bem como a fazer a leitura da linha de base, a qual os auxilia a alcançar as metas dos indicadores de impacto social, como a cobertura vacinal”, destacou Mauro Cristo, mobilizador do Selo UNICEF no Amazonas.
“A presença da equipe técnica da Visão Mundial fez toda diferença para conseguirmos avançar nas entregas das atividades do Selo UNICEF para esse primeiro semestre. Queremos continuar realizando todas as ações solicitadas dentro do prazo estabelecido e agora acreditamos que vamos alcançar o objetivo de fazer as entregas nas datas estabelecidas e ir rumo à certificação do Selo UNICEF”, declarou Ludgéria Lima, articuladora de Careiro da Várzea.
Para Millen Cris, articuladora do município de Manaquiri, o encontro presencial fez toda a diferença para a compreensão e foco nas atividades. “Estou como a nova articuladora do Selo UNICEF no município. Eu cheguei com muitas dúvidas, mas com a capacitação presencial foi possível entender a metodologia e as atividades que precisam ser entregues neste momento. Vou participar dos próximos encontros tira-dúvidas, com foco em realizar as atividades dentro do prazo estabelecido e assim continuar engajados nessa caminhada para garantir os direitos de meninas e meninos”, enfatizou.
A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que o encontro presencial em Careiro da Várzea é um momento de inclusão às equipes dos municípios. “Estamos em maio, mês de entregas importantes dos resultados sistêmicos um e dois. Sabemos que as equipes municipais precisam desse suporte técnico, pois geralmente não conseguem acompanhar os encontros virtuais, tanto devido a dificuldade de acesso à internet quanto porque tem outras atribuições em suas rotinas. É notório que com as capacitações presenciais as equipes estão conseguindo realizar as atividades com mais segurança e fazer as devidas entregas em tempo hábil”, destacou Lucinete.
As atividades que devem ser entregues, nesse primeiro semestre, do Selo UNICEF são: Busca Ativa Vacinal – Etapa 2 – Cursos Específicos e Cadastro da equipe na plataforma; Realizar primeira etapa do INDIQUE; Realizar Primeiro Registro de Práticas Qualificadas de Educação Infantil; Primeira Medição da Busca Ativa Escolar; Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar; Programa de Lavagem de Mãos e Higiene na Pré-escola e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
O Selo UNICEF
Nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, o Selo UNICEF, edição 2021-2024, é implementado pela Visão Mundial. O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.
Para mais informações sobre a iniciativa acesse: www.selounicef.org.br