UNICEF promove Fórum Comunitário com municípios do Amazonas

Encontro contou com a presença do coordenador nacional do Selo UNICEF, Mário Volpi, com foco no fortalecimento na garantia os direitos de crianças e adolescentes

 UNICEF promove Fórum Comunitário com municípios do Amazonas
 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Visão Mundial e Governo do Estado do Amazonas, realizou nesta quarta-feira, dia 11, o 1º Fórum do Selo UNICEF, na edição de 2021-2024, em Manaus, com 31 municípios do Estado inscritos. Na ocasião, esteve presente o coordenador nacional do Selo, Mário Volpi, juntamente com representantes da gestão estadual, articuladores dos municípios, além de outros parceiros da iniciativa no Amazonas. O evento visa fortalecer o compromisso e engajamento dos municípios na garantia e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes por meio do Selo UNICEF.

O coordenador do Selo UNICEF, destacou a importância do investimento na infância, junto aos representantes dos municípios participantes do Selo UNICEF. "Não tem amanhã se não existir o hoje. Criança é o presente. Precisamos fazer essa transição de uma visão caritativa para essa visão de um conjunto de princípios que é o fundamento de uma sociedade que quer ser desenvolvida”, assegurou Mário Volpi.

"O primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF, em Manaus, marca o comprometimento de todos os municípios inscritos para garantir direitos de crianças e adolescentes. É maravilhoso unir forças e saber que depois de tanto tempo isolados, o encontro presencial trouxe não só o fortalecimento das ações, mas a possibilidade de trocarmos experiências, conhecimentos, e com isso, sairmos alinhados e firmes para alcançarmos o nosso propósito  de fortalecer uma rede de proteção social e de garantia para crianças e adolescentes", enfatizou Renata Cavalcanti, gerente de projetos especiais da Visão Mundial.

Para o articulador do Selo UNICEF no município de Presidente Figueiredo, Pedro Dantas, o encontro foi enriquecedor. “Essa capacitação presencial sem dúvidas foi fundamental, uma vez que nos municípios temos muita dificuldade de acesso à internet. Então, foi importantíssima para tirar dúvidas, foi esclarecedor, e também tem situações que o próprio UNICEF precisa saber, como a nossa realidade e particularidades da nossa região e dos municípios amazônicos., como a cobertura vacinal. É importante também destacar que a pandemia foi um diferencial muito grande, prejudicando muitos serviços. Nossos indicadores precisam ser melhorados e trabalhados de forma reforçada. Então, nesse encontro foi possível compartilhar nossas dificuldades com o coordenador nacional e demais municípios, e assim buscar alternativas para executar o Selo UNICEF de forma satisfatória para o município”, afirmou Pedro Dantas.

Durante a palestra, Mário Volpi resgatou a história de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como do plano de ação pela infância,  destacou sobre os mais de 40 direitos de crianças e adolescentes, esclareceu sobre a Doutrina da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes, como também realizou uma dinâmica em grupo para tratar sobre os sete resultados sistêmicos da metodologia do Selo UNICEF que os municípios precisam realizar para alcançar a certificação.

Para Valexa Moraes, articuladora do Selo UNICEF em Carauari, o encontro foi de aprendizado. “A primeira coisa que considero muito importante é a troca de experiência, pois quando você tem esse encontro com os outros municípios, você acaba entendo a realidade de todos e também como efetuar as atividades que ainda não realizamos. Então, tem muitas ideias que consegui absorver e vou levar para o meu município. Mesmo sendo articuladora desde a edição passada, com essa troca a gente conhece novas pessoas e novas atividades que podem incrementar ainda mais o nosso conhecimento sobre o Selo dentro do município. E esse encontro com o coordenador nacional do Selo aqui conosco é super importante, assim como ele ouvir e entender as nossas demandas também”, destacou Valexa Moraes.

No momento de encerramento, Mário Volpi agradeceu a presença de todos e compartilhou ideias de encontros futuros. “Então, nosso sonho é que tenham encontros com a presença de adolescentes e mobilizadores também. Começamos bem esse ano. Vocês são o estado que acontece a primeira capacitação presencial. Isso é um bom sinal que vamos transformar aquele princípio da Doutrina da Proteção Integral da Criança e do Adolescente em uma realidade dos nossos municípios”, enfatizou Mário Volpi.

Capacitação

No período da tarde, os municípios também tiveram momento de tira-dúvidas com a equipe da Visão Mundial sobre a Busca Ativa Escolar, acesso à Plataforma Crescendo Juntos (PCJ), como acessar os cursos ofertados para capacitação e cumprimento dos Resultados Sistêmicos, bem como

“Foi maravilhoso esse contato com todos vocês, porque até então tudo foi online por conta da Covid-19. Além da troca de informações entre os municípios, nesse encontro podemos ver na prática de como usar as plataformas, de como os municípios são avaliados, bem como nos atualizar sobre os prazos das atividades. Eu tinha dúvidas sobre a plataforma do 1 Milhão de Oportunidades, mas depois de receber todas as informações do encontro, posso levar ao gestor do município e saber como vamos planejar”, concluiu Creuziane Reis, articuladora de Borba.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (SEAD) e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, como articuladores e mobilizadores dos municípios, equipe da Visão Mundial - organização implementadora, além da equipe do UNICEF Manaus.