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Selo UNICEF: Sorriso que ecoa em crianças e adolescentes na escola

O sorriso de Enzo ao ir para escola, no município de Marechal Deodoro, em Alagoas, encontra coro em centenas de crianças e adolescentes. São meninos e meninas que, como ele, tiveram seu direito à educação assegurado a partir do suporte oferecido às prefeituras pelo Selo UNICEF. A adesão à estratégia da Busca Ativa Escolar (BAE) e o uso adequado da plataforma estavam entre as ações que os municípios, que agora recebem o Selo UNICEF, deveriam realizar nesta edição de 2021-2024. No estado, o abandono escolar reduziu 70,9% entre 2021 e 2024, superando a média nacional de 38%. 

Confira aqui outros resultados dessa edição do Selo UNICEF.

A coordenadora operacional da BAE em Marechal Deodoro, Jucineia da Silva Santos, explica que usar a plataforma possibilitou uma percepção mais ampla de frequência e de permanência na escola. “Essa adesão trouxe um avanço muito maior. Nós já fazíamos o monitoramento, mas agora temos uma visão mais ampla da frequência escolar. Passamos a ter pessoas dentro da escola atentas e uma preocupação durante todo o ano, além de garantir o aprendizado”, descreve.

Para Jucineia, o Selo UNICEF também fortaleceu o olhar do município às crianças na primeira infância. “Temos dado ênfase para que as famílias tenham entendimento sobre a importância do desenvolvimento na educação infantil. Não buscamos apenas adolescentes e jovens, mas também crianças a partir dos 3 anos. As crianças precisam ter esse acesso para desenvolver todo esse potencial”, destaca.

 

 Primeira infância - Foi a sensibilidade para a educação na primeira infância que acendeu o alerta do agente comunitário de saúde (ACS) Manoel Messias de Marechal Deodoro que, em uma visita de rotina à família, percebeu que Enzo, então com 4 anos, ainda não estava matriculado na escola. Com os olhos treinados pelas capacitações da Busca Ativa Escolar, o profissional criou o alerta na plataforma. Na sequência, a supervisora da BAE pela Secretaria de Educação fez uma visita à família, conversou com a mãe sobre a importância do ingresso de Enzo na escola e o compromisso do município com a oferta e a segurança do transporte das crianças.

A equipe da Busca Ativa Escolar ajudou a família a reunir a documentação necessária e levou a família até a escola, no carro próprio da estratégia da BAE do município, para concluir a matrícula. No dia seguinte, Enzo já foi saltitando ao encontro do ônibus escolar e, com o apoio de um fiscal, chegou ao núcleo de educação infantil Sonho Feliz para o seu primeiro dia de aula. A professora Rafaela dos Santos Souza conta que o menino chegou tímido, mas rapidamente se adaptou ao grupo.

“Antes da BAE, a sensação era de que estávamos denunciando a família. Agora, a BAE demonstra que o fato da criança estar fora da sala de aula tem outros responsáveis. Com a plataforma, eles vão ser acionados para uma resposta positiva”, destaca o ACS. Para a coordenadora da BAE, os alertas da plataforma são recebidos com emoção. “Sempre que estou em contato com as equipes me emociono, porque não estamos apenas respondendo a um alerta, estamos indo buscar um serzinho. O trabalho é árduo, mas muito gratificante”, afirma.