NUCA de Marechal Thaumaturgo realiza ações em alusão às mudanças climáticas

Adolescentes protagonizaram atividades de conscientização e sensibilização da sociedade sobre boas práticas em favor do meio ambiente (Foto: NUCA/Marechal Thaumaturgo)

 

NUCA de Marechal Thaumaturgo realiza ações em alusão às mudanças climáticas

Adolescentes protagonizaram atividades de conscientização e sensibilização da sociedade sobre boas práticas em favor do meio ambiente

Mais de 25 adolescentes e jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do município de Marechal Thaumaturgo, no Acre, realizaram na última terça-feira, 21/03, a terceira ação em alusão ao Dia Mundial da Floresta, celebrado no dia 21 de março, com plantio de mudas em áreas da cidade que se encontram em recuperação florestal. As atividades contam também com a parceria do Instituto Yorenka Tasorentsi, instituição que celebra a natureza e a sabedoria indígena.

“As evidências do impacto da mudança climática e da poluição do ar em crianças e adolescentes são firmes e crescentes, mas o tempo está se esgotando rapidamente. Com isso, as mudanças climáticas é um dos temas-chaves que estamos desenvolvendo esse ano com os NUCAs para fortalecer as ações. A participação cidadã dos adolescentes é um dos pilares do Selo UNICEF e os NUCAs são vozes ativas nos municípios na busca por muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes”, destacou Rayanne França, oficial para o desenvolvimento e participação de adolescentes do UNICEF Brasil.

“Durante a ação do dia 21, realizamos o plantio de mudas de coco e outras mudas nativas da região amazônica. A ação proporcionou a forma correta de plantar, qual o solo adequado, o que se fazer após o plantio e quais os cuidados recorrentes. Ao total, o NUCA já realizou mais de seis ações sobre o tema das mudanças climáticas com a participação direta dos adolescentes, como a divulgação nas redes sociais do NUCA de Marechal Thaumaturgo e de seus participantes, produção e plantio de mudas, coleta de lixo nas praias e principais portos do município”, explica Elizandro da Costa, mobilizador de adolescentes do município.

De acordo com Elizandro, a parceria com o Instituto Yorenka Tasorentsi, uma instituição que tem como representante o líder indígena Benky Pyanko, a qual visa desenvolver com mais efetividade as ações do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA), com foco em ampliar o empoderamento e participação nas ações.

“Gosto do NUCA do meu município porque fazemos trabalhos sociais, vivemos a realidade das pessoas e que realmente ajuda jovens a saírem do mundo das drogas. Então, foi muito bom participar dessa ação sobre ação climática, pois é um tema importante para toda a população porque por meio dela podemos ajudar o clima do nosso planeta Terra. E o nosso lema é: a pequena muda de agora, será a esperança de amanhã”, Ariel Sales, 18 anos, participante do NUCA.

 “É muito gratificante saber que os adolescentes do NUCA estão engajados em ações voltadas às conscientização sobre as mudanças climáticas, pois se trata de uma temática relevante dentro do Guia de Participação Cidadã, bem como para essa geração que muito tem a contribuir para a melhoria desse cenário de grandes mudanças”, destacou Lucinete Bezerra, coordenadora do Selo UNICEF pela Visão Mundial.

Para Kenáira Pinhanta, 20 anos, o NUCA é um espaço que proporciona acesso a novos conhecimentos e por isso tem acompanhado as atividades. “Esse tipo de ação como do Dia Mundial da Floresta realizada com os adolescentes é importante participarmos, pois as mudanças climáticas são responsáveis por diversos problemas ambientais e sociais que assolam o mundo atualmente”, declarou a jovem.

NUCAs no Acre – O Acre tem 21 Nucas formados, cada um deles com pelo menos 16 integrantes, sendo 8 meninas e 8 meninos, sob a coordenação de um mobilizador de adolescente, indicado pela gestão municipal. Esses espaços são um ambiente de troca e participação entre pares e sua implementação é recomendada pela metodologia do Selo UNICEF. Na atual edição do Selo UNICEF, os Nucas são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.

Selo UNICEF - O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. Na Paraíba, em Alagoas e Pernambuco, a iniciativa é implementada pela Asserte.