Pular para o conteúdo principal

Macapá, 05 de dezembro de 2024 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) certificou nesta quinta-feira, 05 de dezembro, 7 municípios do Amapá (AP) que mais avançaram nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes entre 2021 e 2024. Essas cidades superaram a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos significativos e, por isso, recebem o Selo UNICEF.

O evento realizado pelo UNICEF, em parceria técnica com o Instituto Peabiru, e com o apoio do Ministério Público do Amapá (MP-AP), do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ/MP-AP) e do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), ocorreu no Palácio do Governo do Amapá, em Macapá, nesta quinta-feira (05). Além dos apoiadores, o evento contou com a presença do governador do estado, Clécio Luís, e do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-AP).

Autoridades presentes na cerimonia, ocorrida em parceria com o Governo do Estado do Amapá, Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas do Estado

O promotor do MP-AP, Miguel Angel, reafirma que a parceria entre o UNICEF e a instituição foi crucial para alcançar os resultados no território: “Estamos muito felizes com a entrega do Selo UNICEF aos municípios que atingiram as metas, sobretudo porque o Ministério Público teve um papel importantíssimo nesta conquista. Durante esses 4 anos, estivemos em todos os municípios do estado, com o Centro de Apoio Operacional fazendo a capacitação, toda rede de atendimento à criança e ao adolescente, de modo que foi essa intervenção do MP que propiciou a esses municípios atingirem e cumprirem as metas estabelecidas pelo UNICEF”, comenta o promotor.

Oficial do UNICEF, Ida Oliveira

Entre os resultados alcançados no estado do Amapá, 12 municípios alcançaram suas metas de rematrícula de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino por meio da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), 16 municípios garantiram oferta de serviços de atenção à Primeira Infância nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), 10 municípios realizaram atividades que geraram oportunidades de estágio, aprendizagem e trabalho para adolescentes e jovens, entre outros. 

7 dos 16 municípios do estado foram certificados

Ida Oliveira, oficial de comunicação do UNICEF, destacou a importância do esforço coletivo: “Este é um momento de grande alegria para todos nós do UNICEF. Um momento para expressarmos nossa gratidão a cada parceiro que se dedicou incansavelmente em prol de cada criança e adolescente do estado do Amapá. Hoje, celebramos aqueles que conseguiram atingir as metas desta edição, mas, sem dúvida, o verdadeiro impacto na vida dos meninos e meninas é o reflexo tangível dos resultados alcançados nesta jornada.”

Confira a lista de certificados:

AMAPÁ (7)

Amapá - AP
Pedra Branca do Amapari - AP
Laranjal do Jari - AP
Macapá - AP
Porto Grande - AP
Santana - AP
Vitória do Jari – AP

Texto: Instituto Peabiru
Imagens: Assessorias de comunicação do MP, Governo do Estado e do fotógrafo Elmano Pantoja