Pular para o conteúdo principal
Evento visa capacitar as equipes municipais para o desenvolvimento das atividades do Selo UNICEF, edição 2021-2024 (Foto: SEMCOM/COARI)

 

Municípios do Médio Solimões participam do 1º Encontro do Selo UNICEF em Coari-AM

Evento visa capacitar as equipes municipais para o desenvolvimento das atividades do Selo UNICEF, edição 2021-2024 (Foto: SEMCOM/COARI)
Evento visa capacitar as equipes municipais para o desenvolvimento das atividades do Selo UNICEF, edição 2021-2024 (Foto: SEMCOM/COARI)

 

A Prefeitura de Coari, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a organização não-governamental Visão Mundial, promovem o 1º Encontro do Selo UNICEF em Coari, nesta sexta-feira, dia 10/03. O evento tem por objetivo apoiar os municípios do Médio Solimões, participantes da iniciativa, sobre como implementar a Busca Ativa Escolar (BAE), a Busca Ativa Vacinal (BAV), a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), dentre outras políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O encontro acontecerá no Auditório Municipal José Silvério Nery, localizado na Estrada Coari-Mamiá, S/N, bairro União, na sede do município.

Participam do evento os técnicos e gestores das equipes dos municípios de Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Codajás, Benjamin Constant, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Maraã, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini.

“A gestão municipal de Coari tem a satisfação de promover esse encontro presencial, em parceria com o UNICEF e Visão Mundial, e receber os municípios do Médio Solimões para que juntos possamos avançar no desenvolvimento das atividades da iniciativa. Sabemos da importância de reafirmar o compromisso na garantia dos direitos de crianças e adolescentes e, com isso, cada vez mais avançar nos nossos indicadores de impacto social para melhorar a educação, saúde e assistência social para meninas e meninos dos nossos municípios”, declarou Keitton Pinheiro, prefeito de Coari.

Além de promover o encontro, a gestão municipal de Coari também ofereceu todo suporte para que as equipes municipais pudessem participar do evento, como hospedagem para os participantes do encontro; alimentação para os profissionais inscritos no evento; espaço com conexão Wi-Fi para os participantes; certificado digital de participação; e materiais de apoio durante o encontro.

“Esse encontro em Coari é de grande importância para o aprendizado e experiência de toda nossa equipe. Em nosso município, os principais desafios são a articulação com a secretaria de saúde para desenvolver as atividades da Busca Ativa Vacinal; bem como a Busca Ativa Escolar; e implementar a Lei da escuta protegida. Então, durante o encontro é o momento ideal para coletarmos informações para melhor desenvolver as atividades do Selo UNICEF”, compartilhou Emília Mendes, articuladora do Selo em Juruá, que já confirmou presença no evento.

“Ficamos contentes em receber o convite da prefeitura de Coari para promoção de primeiro encontro. Isso mostra o quanto a gestão municipal está empenhada na busca em concretizar o compromisso da gestão municipal na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, propondo ações que auxiliam o alcance de resultados e indicadores pela infância e adolescência nos municípios. Os atendimentos presenciais impulsionam as equipes dos municípios a compartilharem experiências e também apoia com ferramentas para que alcancem as metas do primeiro semestre de 2023”, afirma Débora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

“O 1º Encontro do Selo UNICEF em Coari é a concretização de uma ideia que começamos a projetar em 2022, e agora, no penúltimo ano do Selo UNICEF, a capacitação presencial é ideal para que os municípios possam desenvolver as atividades com antecedência. Só temos a agradecer a parceria do UNICEF e Visão Mundial na articulação do evento, bem como aos municípios do Médio Solimões que aceitaram o convite para participar desse momento de integração e aprendizado”, declara Margarida Carvalho, articuladora do Selo UNICEF em Coari.

As atividades que devem ser entregues nesse primeiro semestre no Selo UNICEF são: Busca Ativa Vacinal – Etapa 1 – Adesão à plataforma da BAV e curso na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI); Reunião do CMDCA de 2022; Reunião do CMDCA de 2022 Busca Ativa Vacinal – Etapa 2 – Cursos Específicos e Cadastro da equipe na plataforma; Realizar primeira etapa do INDIQUE; Realizar Primeiro Registro de Práticas Qualificadas de Educação Infantil; Primeira Medição da Busca Ativa Escolar; Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar; Programa de Lavagem de Mãos e Higiene na Pré-escola e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que o encontro presencial em Coari é um momento para integrar e dar suporte técnico aos municípios nas entregas das ações propostas pela iniciativa. “A equipe técnica da Visão Mundial está feliz pelo convite da gestão municipal de Coari para que possamos capacitar os municípios do Médio Solimões, pois sabemos que as equipes municipais do Selo UNICEF, no Amazonas, enfrentam desafios para conseguir desenvolver as atividades, principalmente, devido o acesso à internet ou mesmo por terem outras atribuições em suas rotinas”, finalizou Lucinete.