Municípios do Amazonas participam de capacitação sobre Plano Municipal pela Primeira Infância e Busca Ativa Escolar

Encontro acontece nessa sexta-feira, 21/10, em Manacapuru com a presença das equipes do Selo UNICEF de seis municípios

Municípios do Amazonas participam de capacitação sobre Plano Municipal pela Primeira Infância e Busca Ativa Escolar

Encontro acontece nessa sexta-feira, 21/10, em Manacapuru com a presença das equipes do Selo UNICEF de seis municípios
Encontro acontece nessa sexta-feira, 21/10, em Manacapuru com a presença das equipes do Selo UNICEF de seis municípios

 

As equipes do Selo UNICEF dos municípios de Anamã, Anori, Beruri,  Manacapuru, Manaquiri e Novo Airão, participam da capacitação presencial sobre a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) e Busca Ativa Escolar (BAE), que acontece nesta sexta-feira, 21/10, na Escola Municipal Profª Beatriz da Silva Bezerra, das 8h às 17h, em Manacapuru. A capacitação acontece por meio da Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF, edição 2021-2024, nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

O encontro tem como público-alvo a capacitação do articulador municipal do Selo UNICEF e presidente do Conselho Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), para que possam cumprir as atividades do Selo UNICEF que precisam ser entregues até 31 de dezembro de 2022.

“O Selo UNICEF é uma iniciativa que oferta assistência técnica para concretizar o compromisso da gestão municipal na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, propondo ações que auxiliam o alcance de resultados e indicadores pela infância e adolescência de meninos e meninas no município. Com isso, esses encontros impulsionam as equipes municipais no compartilhamento das experiências e mecanismos para alcançar as metas do segundo semestre de 2022”, garante Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus. 

Para a presidente do CMDCA de Manacapuru, Ariane Campelo, o momento é fundamental para compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre as atividades. “Ter a oportunidade de estar nesses encontros presenciais humaniza muito o trabalho porque entendemos que os nossos desafios são também dos outros colegas e conseguimos compartilhar e encontrar estratégias e soluções juntos. Além disso, ter contato mais próximo com a equipe técnica do parceiro implementador do Selo UNICEF traz mais clareza nos trabalhos para realmente conseguir atingir o objetivo que é estabelecer políticas públicas efetivas para crianças e adolescentes”, compartilha Ariane.

A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que o encontro é um momento para dar suporte técnico aos municípios nas entregas das ações do segundo semestre. “Sabemos que as equipes municipais do Selo UNICEF, no Amazonas, enfrentam muitas dificuldades para conseguir desenvolver as atividades, principalmente quando com relação ao acesso à internet. Por isso, o encontro presencial é indispensável para que esses municípios posam receber as devidas orientações e possam garantir as entregas do segundo semestre do Selo UNICEF”, garante Lucinete.

A articuladora do município de Anori, Aparecida Lisboa, comemora a oportunidade de estar junto com outros municípios no encontro, além de receber as orientações para conseguir desenvolver as ações com propriedade.  “Devido à grande dificuldade para ter conexão de internet em nosso município, o encontro presencial é  muito importante para que consigamos avançar nas atividades do Selo UNICEF, pois durante esses momentos temos contato com a equipe técnica que sempre está à disposição para nos ajudar na elaboração e conclusão dos indicadores, além da troca de experiências entre os municípios, que também sempre temos algo novo para aprender”, afirma.

De acordo com Rosiara Rodrigues, presidente do CMDCA de Novo Airão, o encontro presencial é de grande relevância, haja vista que considera o PMPI além do cumprimento de uma atividade no prazo estabelecido, mas sobretudo a garantia que os direitos das crianças na primeira infância sejam integralmente atendidos. “Atualmente, o maior desafio para elaborar o PMPI é conseguir articular com diferentes setores da administração municipal a criação do plano, o estabelecimento das metas e as ações, com o intuito de assegurar o cumprimento do dever do Estado na garantia da prioridade absoluta dos direitos das crianças. Com isso, o encontro presencial é relevante, pois conseguimos as devidas orientações e com certeza fortalece a equipe intersetorial”, declara Rosiara.

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.