Escolas de São Gabriel da Cachoeira e Manacapuru (AM) são contempladas com iniciativa de água, saneamento e higiene
Escolas de São Gabriel da Cachoeira e Manacapuru (AM) são contempladas com iniciativa de água, saneamento e higiene
Mais de 2400 alunos de quatro escolas municipais de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, estão sendo contemplados com o com o projeto “Água e Higiene nas Escolas”, uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a empresa Sanofi e Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira, e implementado pela Visão Mundial. O projeto beneficia unidades de ensino localizadas em áreas de vulnerabilidade social com material de higiene e educativo.
Na última quarta-feira, 30/11, a Escola Municipal Indígena Dom Miguel Alagna, localizada na sede do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, foram contemplados com a iniciativa. Nessa escola, foram entregues estações de lavagem de mãos e kits de higiene que inclui sabonete líquido, papel toalha e absorventes higiênicos para dignidade menstrual de meninas. A escola oferece educação infantil, ensino fundamental e EJA, somando cerca 1300 alunos matriculados.
“Antes as pias foram instaladas no improviso por causa da covid-19. Agora esses lavatórios são adequados e esses materiais irão nos ajudar muito para que os nossos alunos possam fazer a higienização correta e com isso também vamos intensificar as ações de conscientização da lavagem de mãos, principalmente antes e após as refeições e em momentos de higiene íntima, também para a prevenção de doenças. Com isso, ficamos gratos por esse projeto estar nos ajudando com os materiais para conseguir atender a nossa demanda de alunos”, declarou Alessandra Brasil, gestora da Escola Municipal Indígena Dom Miguel Alagna.
E nessa quinta-feira (1/12), a iniciativa também chegou a Escola Municipal Indígena de Educação Infantil Prof. Tiago Montalvo, com 857 alunos; Centro Municipal de Educação Infantil Ind. Margarida Saldanha, com 241 alunos; e Creche Ir. Sandra Henry, com 154 crianças matriculadas. Para Nilte Bentes, gestora da Escola Municipal Indígena de Educação Infantil Professor Tiago Montalvo, receber os materiais foi o alcance de uma aspiração. “Estou muito feliz, pois é um sonho realizado. A parceria é fundamental para a nossa escola que precisa muito e saber que dentre tantas, a nossa foi contemplada é uma alegria, já que a nossa estrutura para água, saneamento e higiene deixa muito a desejar”, compartilha Nilte Bentes.
“O projeto tem ações para fortalecer os protocolos de água, saneamento e higiene, prevenção e controle de infecções no ambiente escolar. Na primeira etapa, foram realizados capacitação de professores em protocolos de saúde, campanhas de conscientização e orientações sobre hábitos de higiene para os estudantes, limitando assim a transmissão do coronavírus nas escolas, além de comportamentos protetivos de saúde e medidas de prevenção e/ou mitigação do risco de disseminação de doenças evitáveis, como diarreia e dengue. E nessa segunda etapa, estamos realizando as entregas dos materiais de higiene para as escolas contempladas”, explica Paulo Diógenes, especialista em Água, Saneamento e Higiene do UNICEF.
Ao total, foram distribuídos entre as quatro escolas do município: 20 lavatórios individuais; 200 pacotes de papel toalha; 700 unidades de sabonete líquido; 1700 pacotes de absorventes higiênicos; além de materiais educativos, como cartazes, folhetos e livretos.
Manacapuru
Na próxima quarta-feira, 07/12, 20 escolas municipais de Manacapuru também serão contempladas na parceria entre UNICEF e Enterogermina com os materiais de higiene do projeto, os quais irão beneficiar mais de 4135 estudantes, entre crianças e adolescentes da zona urbana e rural, bem como indígenas.
Dentre as unidades escolares contempladas estão: Creche Profº Jubertino Muniz da Silva; Creche Pré Escola Profª Maria do Socorro da Cruz Santos; Creche Pré Escola Edelberta Da Cunha Conde; EMEF José da Luz; EMEF Mª do Socorro Queiroz Fariaz; EMEF Profª Beatriz da Silva Bezerra; EMEF Zoraida Ribeiro Alexandre; EMEF São Lazaro (Anexa); EMEF Enestina Lima Pereira; EMEF Boa União; EMEF Indigena Apurinã Katxipiri; EMEF Indigena Tsurá; EMEF São João – Ubim; EMEF São Francisco - Lago Preto; EMEF José de Melo Sobrinho; EMEF Presidente Kennedy; e EMEF Gerdião Cabral.
Manaus e Rolim de Moura
As ações do projeto “Água e Higiene nas Escolas” também já foram implementadas na capital amazonense, Manaus, e em Rolim de Moura, em Rondônia, por meio da parceria da empresa ADM. Em Manaus foram beneficiadas dez escolas e seis escolas em Rolim de Moura, ambas receberam estações de lavagem de mãos e kits de higiene que inclui sabonete líquido, papel toalha e absorventes higiênicos para dignidade menstrual de meninas.