Encontros da Educação no Ceará reúnem mais de 500 participantes de 161 municípios para debater exclusão escolar

Adolescentes do NUCA se apresentaram na abertura dos encontros

A equipe implementadora do Selo UNICEF no Ceará recebeu, nos dias 2 e 3 de agosto, 512 representantes de 161 municípios cearenses, que participaram de capacitações sobre evasão escolar. Realizado no Praia Centro Hotel, em Fortaleza, os “Encontros pela Educação no Selo UNICEF – Fortalecendo políticas públicas para crianças” contaram com a presença de técnicos municipais, secretários de Educação, coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar (137), articuladores do Selo UNICEF (143), mobilizadores da Educação (136), prefeitos, primeiras-damas e adolescentes.

A presidente da APDMCE, Sônia Fortaleza, desafiou os municípios a superarem a meta de 40% de rematrículas estabelecida no Selo UNICEF. “É importante que a gente não entregue só o número, mas a qualidade. Pensar na frequência, mas também na permanência”, reforçou. O chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar, celebrou o retorno das atividades presenciais do programa e reforçou a prioridade em levar crianças e adolescentes para a sala de aula. “A criança não abandona a escola, a criança é abandonada”, destacou.

A especialista em Educação do UNICEF Verônica Bezerra também dialogou com os municípios, juntamente com a consultora do UNICEF Sandra Tiné. "Quando a gente faz uma lupa pra entender o que é que tem afastado essas crianças e adolescentes da escola, em geral as causas não passam exclusivamente pela educação. Nós temos no fenômeno das múltiplas violências como um fator muito forte. Também temos um certo desinteresse dos jovens pela escola, um descrédito que a escola pode ajudá-los num futuro diferente", explicou Verônica Bezerra.

A abertura dos dois encontros teve participação de adolescentes do NUCA. “A gente trabalha com direitos, educação, cultura, esporte. Eu acho muito interessante que os adolescentes participem porque podemos discutir vários temas e envolve bastante interatividade”, disse a estudante Sara Cristina Adriano, de 12 anos, do NUCA de Paraipaba, que fez uma apresentação musical no dia 2/8.

Também participaram dos encontros parceiros do Selo UNICEF, como o procurador do Trabalho Antonio Lima; Marcelha Pinheiro, do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas-CE); a procuradora de Justiça Elizabeth Maria Almeida de Oliveira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc); Davi Benevides, prefeito de Redenção, representando a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); e Luiza Aurélia Teixeira, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE).

De acordo com o Censo Escolar de 2019, 15.102 alunos das redes municipal (excluindo a capital Fortaleza) e estadual abandonaram a escola, que são os dados considerados pela plataforma da Busca Ativa Escolar do Selo UNICEF. Até agora, 3.705 do estado já foram rematriculados na escola.