Boa Vista do Ramos compartilha boas práticas de educação em tira-dúvidas do UNICEF

Boa Vista do Ramos compartilha boas práticas de educação em tira-dúvidas do UNICEF

 

Boa Vista do Ramos compartilha boas práticas de educação em tira-dúvidas do UNICEF

O município do Amazonas apresenta  as estratégias utilizadas para o desenvolvimento do Resultado Sistêmico 1 e 2

 

O município de Boa Vista do Ramos, no Amazonas, inscrito no Selo UNICEF, edição 2021-2024, participa nesta quarta-feira, 10/05, do tira-dúvidas do UNICEF sobre as Ações de Educação no Selo UNICEF, onde irá compartilhar as experiências do município relacionadas às boas práticas de educação. A live será transmitida pelo canal do UNICEF no YouTube e pode ser acompanhada no link https://www.youtube.com/live/xag0ZuLxNsU?feature=share

O tira-dúvidas terá como temas as atividades do Resultado Sistêmico 1 - Indicadores da Qualidade na Educação (INDIQUE) e Práticas de Qualidade da Educação Infantil; e Resultado Sistêmico 2 - Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar. No Amazonas, o Selo UNICEF é implementado pela Visão Mundial, organização não governamental parceira do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

“Por meio das atividades do Selo UNICEF, a educação em nosso município tem sido cada vez mais prioridade, pelas quais estamos conseguindo também desenvolver novas habilidades e ferramentas educacionais. Com isso, está sendo possível aferir a qualidade educacional, traçar metas e estratégias que estão impactando a qualidade do aprendizado de nossos alunos de forma positiva, principalmente das escolas da educação infantil e ensino fundamental”, destacou Isaac Gadelha, secretário de educação de Boa Vista do Ramos.

“O município de Boa Vista do Ramos vem se destacando nesta edição do Selo UNICEF. Isso demonstra o compromisso e engajamento da gestão municipal com a educação, para melhorar a qualidade de ensino, o qual tem o poder de transformar a vida de crianças e adolescentes. Ficamos felizes em poder compartilhar e colaborar com esse momento de avanços da educação do município”, afirma Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial.

De acordo com Rose Santos, articuladora do Selo UNICEF no município, no Resultado Sistêmico 1, a experiência destacada são as cantigas de roda, utilizadas em todas as escolas com as crianças da educação infantil. E no Resultado Sistêmico 2, apresentará a campanha Faça Bonito, referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a qual tem o dia D em 18 de maio.  “Essas iniciativas têm fortalecido a qualidade da educação para as crianças boa-vistenses. O projeto das cantigas de roda tem incentivado a participação das crianças nas atividades escolares e revelado talentos. E todos os anos realizamos a campanha Faça Bonito, momento em que crianças e adolescentes, bem como suas famílias, se envolvem nas ações para sensibilizar toda a sociedade e o poder público.”, compartilhou Rose.

Ainda de acordo com a articuladora, o projeto Soletrando também foi uma iniciativa de sucesso no município, pois além de auxiliar os alunos no desenvolvimento das habilidades de leitura e produção textual, também envolveu as famílias dessas crianças, os quais se engajaram para que seus filhos pudessem estar entre os melhores no desafio. Atualmente o projeto Soletrando está sendo expandido para as escolas mais longínquas da zona rural do município, pois tem colaborado na qualidade do ensino de crianças, fazendo com que as escolas estejam também conseguindo mitigar a defasagem e o abandono escolar nas unidades de ensino das comunidades que ficam localizadas em áreas afetadas com o período da cheia e seca dos rios.

Para Benjamin Souza, mobilizador de educação, Boa Vista do Ramos tem sido referência no Amazonas. “A equipe de educação do município tem se empenhado nas atividades do Selo UNICEF. Isso tem feito a diferença tanto na qualidade do ensino quanto para outros municípios que participam da iniciativa pelo Amazonas, os quais trocam experiências com os profissionais de Boa Vista do Ramos, a fim de também alcançarem suas metas para o Selo UNICEF”, ressalta Benjamin.

Primeiro no INDIQUE

Em 17 de abril, Boa Vista do Ramos também foi o primeiro município a alcançar a meta dos Indicadores da Qualidade na Educação (INDIQUE) do Selo UNICEF. E a nível Brasil está em 2° lugar com mais documentos enviados, entre os 11 que alcançaram a meta. A meta do município na primeira medição eram 12 escolas, mas foram enviados documentos de 22 escolas ao total.

“O INDIQUE é uma ferramenta que oferece às equipes de educadores e às comunidades atendidas pelas instituições de educação infantil um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho. Ao compreender seus pontos fortes e fracos, cada instituição de educação infantil pode intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo”, explica Matheus Rangel, oficial de educação do UNICEF Brasil.

Acompanhamento INDIQUE

Todos os municípios inscritos no Selo UNICEF também podem acompanhar o status das entregas nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, bem como consultar suas metas e municípios que já estão participando.

Para consultar o painel de monitoramento, acesse: https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/46ca6a67-0fdd-42be-b29a-76bb5fed4056/page/fID0C?utm_source=ds