Águas de Manaus e UNICEF abrem inscrições para maratona de soluções para o saneamento básico na capital

Águas de Manaus e UNICEF abrem inscrições para maratona de soluções para o saneamento básico na capital

 

 

Águas de Manaus e UNICEF abrem inscrições para maratona de soluções para o saneamento básico na capital

 

Adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 24 anos, poderão participar da iniciativa
Adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 24 anos, poderão participar da iniciativa (Foto: Divulgação)

 

Em uma parceria inédita, a Águas de Manaus e o UNICEF irão promover um evento para a criação de soluções para saneamento básico na capital amazonense. A imersão "Ajurí das Juventudes" (Youth Challenge ou Desafio Jovem), em formato de hackathon, será voltada para adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 24 anos, e está com inscrições abertas até o dia 14 de novembro 2022, no link https://www.1mioportunidades.com/youthchallenge
 
"O Ajurí das Juventudes compõe uma jornada de inovação fundamental para o UNICEF. Temos hoje a maior geração de jovens da nossa história: eles compõem 24% de nossa população atual e 100% de nosso futuro. Por isso, é essencial abrir espaço para que nossa juventude possa ter voz no debate sobre as conexões entre a democratização do acesso à água, ao saneamento e à higiene só assim conseguiremos enfrentar as mudanças climáticas com a participação ativa de adolescentes e jovens, principalmente a juventude Amazônica", salienta Felipe Gonzalez, Oficial de Programas do UNICEF para iniciativa Generation Unlimited - 1MiO.
 
“A troca de conhecimento com as novas gerações é importantíssima para que possamos entender, junto a eles, como dialogar com as diferentes comunidades de Manaus. A Águas de Manaus tem projetos voltados para isso, e participar desse desafio é um desenvolvimento natural do nosso trabalho. Estamos animados para ouvir esses jovens e para saber o que eles têm em mente para o futuro da cidade”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.
 
Serão selecionados 90 participantes, moradores de Manaus e região metropolitana. Eles serão divididos em times na maratona, que inicia no dia 18 de novembro, com ações simultâneas nos locais onde moram, e segue com mais de 24h de capacitação no Casarão da Inovação Cassina, no Centro da capital amazonense, entre os dias 19 e 20 de novembro.
 
No dia 18 de novembro, cada grupo de 30 adolescentes e jovens fará uma imersão em uma das áreas selecionadas. Os projetos abarcarão três tipos de comunidades: uma de terra firme, uma de palafitas e uma flutuante. Os participantes deverão apresentar propostas de soluções voltadas às realidades das suas respectivas comunidades visitadas, levando em conta o tema das mudanças climáticas.
 
Ao fim da imersão, três projetos serão escolhidos por uma comissão formada por representantes da Águas de Manaus, UNICEF, Fundação Rede Amazônica e outras entidades parceiras. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 22 de novembro, no Teatro Amazonas.
 
"A pauta de mudanças climáticas é urgente e realizar o nosso Ajurí das Juventudes [Youth Challenge], em novembro, faz parte da nossa agenda climática do UNICEF, pois consolida uma série de ações que estão acontecendo, desde o nível municipal, com as atividades de mudanças climáticas nos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes, os (NUCAs), até o internacional, com a participação estratégica e significativa de jovens na COP 27", esclarece Rayanne França, Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF Brasil.
 
A imersão tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades para preparar os jovens para uma transição positiva para economia verde. Com foco em capacitar adolescentes e jovens sobre os desafios relacionados aos temas abordados, conectá-los a empregos na economia verde apoiar empreendedores sociais e ampliar o repertório dos participantes sobre as questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis.
 
Sobre o Youth Challenge ou Desafio Jovem
O Youth Challenge, tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades para preparar os jovens para uma transição positiva para economia verde. Com foco em capacitar jovens sobre os desafios relacionados aos temas abordados, conectá-los a empregos na economia verde apoiar empreendedores sociais e ampliar o repertório dos participantes sobre as questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis.