Os 143 municípios participantes do Selo UNICEF, edição 2021-2024, pelos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, iniciaram em abril a agenda de realização do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. A realização do 2º Fórum Comunitário é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF e tem como principal objetivo mostrar os avanços e desafios dos municípios na caminhada da garantia do desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.
“O 2º Fórum Comunitário marca a avaliação da sociedade sobre a implementação e resultados alcançados na atenção às crianças e adolescentes. Trata-se de um momento de devolutiva para a sociedade, sendo um espaço importante de fortalecimento da transparência e participação social no município.”, disse Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.
Durante o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, os municípios reúnem toda a sociedade para que possam apresentar os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário, em 2022. Nesse plano foram traçadas metas para as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, as quais ao longo desses quatro anos cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo UNICEF.
No Amazonas, o município de São Paulo de Olivença foi o primeiro a realizar o 2º Fórum Comunitário. Para Edson Tavares, articulador do Selo UNICEF no município, foi um momento marcante para toda a sociedade. “Com a realização do 2º Fórum foi possível apresentar e saber o quanto nosso município conseguiu avançar na garantia de políticas públicas para nossas crianças e adolescentes. Foi um momento ímpar, onde conseguimos apontar melhorias em todos os setores da Educação, Saúde e Assistência Social, como o Plano Municipal pela Primeira Infância, a realização da Semana do Bebê, aumento do índice de vacinação, dentre outras ações que têm garantido a possibilidade de melhorar a qualidade de vida da primeira infância e dos jovens”, ressaltou Edson Tavares.
A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que a realização do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é um momento onde os municípios irão visualizar todo o seu potencial. “A realização do 2º Fórum Comunitário é uma atividade primordial para os municípios que participam do Selo UNICEF. É também uma oportunidade para municípios poderem avaliar e prestar contas para a sociedade em geral sobre os avanços que tiverem em relação às políticas públicas na saúde, educação e assistência dedicadas às crianças e adolescentes”, destacou Lucinete Bezerra.
Até o momento, os municípios de São Paulo de Olivença, Boa Vista do Ramos e Coari, no Amazonas, já realizaram o evento. E em Roraima, Caracaraí, também já realizou o encontro. O 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF deve ser realizado e comprovado pelos municípios até o dia 30 de junho de 2024.