Evento de anúncio aconteceu nessa segunda-feira, 5 de maio, com a presença de representantes do UNICEF, AEGEA, SEMED e Governo do Estado do Amazonas
Nesta segunda-feira, 5 de maio, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e parceiros, anunciaram as 20 escolas da Zona Rural e Ribeirinha de Manaus que seguirão para a próxima fase da iniciativa “Água, saneamento e higiene nas escolas”, iniciada em 2024, na capital manauara. O evento aconteceu das 8h às 12h , no Auditório da DDZ Rural, localizado na Av. Torquato Tapajós – bairro Da Paz, em Manaus.
“Água, saneamento e higiene nas escolas” é uma iniciativa do UNICEF, com parceria estratégica de AEGEA e parceria institucional com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) e o Governo do Estado, que visa garantir o direito à água, saneamento e higiene (WASH) para crianças e adolescentes de escolas públicas da Zona Rural de Manaus.
Faz parte do atuação do UNICEF junto às 20 escolas selecionadas, a realização de visitas para entender quais são as demandas reais de cada unidade, incluindo uma escuta ativa da comunidade escolar durante todo o processo. Além do apoio para melhorias significativas na infraestrutura de água, saneamento e higiene, um dos resultados também compreende crianças e adolescentes mobilizados e gestores escolares capacitados e atuando ativamente para melhorar as condições de saúde nas escolas a médio e longo prazo.
"Garantir água potável, saneamento e higiene nas escolas não é apenas uma questão de infraestrutura – é uma questão de dignidade, de saúde e de permanência escolar. Com essa iniciativa, conseguimos chegar a escolas de áreas remotas e dar um passo concreto na construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para meninas e meninos da Amazônia", destaca Paulo Diógenes, Oficial de WASH do Escritório do UNICEF em Manaus.
Sobre a iniciativa “Água, saneamento e higiene nas escolas” em Manaus
O projeto “Água, saneamento e higiene nas escolas”, implementado por meio da metodologia “Escolas Três Estrelas” iniciou-se entre setembro e outubro de 2024 em Manaus, com o lançamento de um edital público, que recebeu a inscrição de 43 escolas, sendo 19 da Calha do Rio Amazonas e 24 do Rio Negro.
Todas as escolas inscritas receberam materiais educativos sobre água, saneamento e higiene nas escolas, além de atividades de capacitação e sensibilização Essa primeira fase contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com interlocução da DDZ Rural (Divisão Distrital Zonal Rural) e teve implementação da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).
A iniciativa do UNICEF “Água, saneamento e higiene nas escolas”, com a parceria estratégica de AEGEA, também acontece nos municípios de Caucaia (CE) e Barcarena (PA).
Conheça as escolas selecionadas
RIO AMAZONAS
E. M. Canaã I - Comunidade Canaã, E. M. São Salvador - Comunidade Monte Horebe
E. M. Luís Alberto Castelo - Comunidade São Francisco do Caramuri
E. M. Manoel Chagas - Comunidade Bom Sucesso
E. M. Nossa Senhora de Nazaré - Assentamento Nazaré
E. M. Nossa Senhora do Carmo - Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
E. M. Prof.ª Elizabeth Siqueira Ferreira - Comunidade Nossa Senhora da Conceição
E. M. São Francisco - Comunidade São Francisco
E. M. São Lázaro - Comunidade União do Progresso
E. M. Vista Alegre - Comunidade Nossa Senhora do Carmo
E.M. São Salvador - Rio amazonas
RIO NEGRO
E. M. Silvio Romero - Comunidade Baixote
E. M. São Sebastião I - Comunidade São Sebastião
E. M. Santo Antônio - Comunidade Monte Sinai
E. M. Raimunda Brasil - Comunidade Santa Isabel
E. M. Profº. Manuel da Silva Bahia - Comunidade do Pagodão
E. M. Mário Palmério - Comunidade São Francisco
E. M. Francisco Diogo de Melo - Comunidade Nova Esperança
E. M. Figueiredo Pimentel - Comunidade Lindo Amanhecer
E. M. Divino Espírito Santo - Comunidade Bela Vista do Jaraqui
E. M. Bom Jesus - Comunidade Nova Jerusalém
Todas as escolas selecionadas fazem parte da Zona Rural e Ribeirinha da capital do Amazonas, representando praticamente a metade de um universo de 43 escolas – na qual todas se inscreveram para o projeto.