Em razão dos altos números de casosde violência contra crianças e adolescentes, o Selo UNICEF trabalha a agenda da prevenção às violências como prioridade nos municípios
O objetivo do Selo UNICEF é melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do Semiárido e da Amazônia Legal. O monitoramento dessas ações é feito por meio dos sete Resultados Sistêmicos e dos sete indicadores de Impacto Social. A edição 2021-2024 do Selo UNICEF está chegando ao encerramento de mais um ciclo com resultados sustentáveis que transformam a infância e adolescência de milhares de brasileiros e brasileiras.
No Selo UNICEF, a busca por uma infância sem violência é um dos seus objetivos, tendo o , Resultado Sistêmico 6 focado na agenda de proteção e resposta às violências contra crianças e adolescentes. As crianças e adolescentes estão suscetíveis a uma série de violações aos seus direitos eodo tipo de violência contra meninas e meninoss traz consequências ao seu desenvolvimento que podem perdurar por toda sua vida, devendo ser combatido de forma coordenada, intersetorial e sistemática.
Para certificação dos municípios participantes do Selo, o Resultado Sistêmico 6 solicita a comprovação que, ao menos, 5 campanhas e/ou ações de prevenção à violência contra crianças e adolescentes ocorreram em 2022 e em 2023. Em 2023, 1.372 municípios realizaram, ao menos, 5 campanhas. Isso significa que 6.860 campanhas com foco no tema de prevenção as violências foram realizadas pelos municípios. O impacto desse processo de conscientização marcará a vida de muitas pessoas.
Confira as porcentagens de realização do Resultado Sistêmico 6 por estados:
AL – 61 – 75% dos municípios já comprovaram a atividade
PB – 121 - 58% dos municípios já comprovaram a atividade
PE – 96 - 69% dos municípios já comprovaram a atividade
CE – 164 - 90% dos municípios já comprovaram a atividade
PI – 120 - 66% dos municípios já comprovaram a atividade
RN – 114 - 73% dos municípios já comprovaram a atividade
BA – 109 - 46% dos municípios já comprovaram a atividade
MG – 44 – 42% dos municípios já comprovaram a atividade
SE – 48 – 86% dos municípios já comprovaram a atividade
MA – 180 – 83% dos municípios já comprovaram a atividade
AP – 13 - 81% dos municípios já comprovaram a atividade
MT – 39 - 50% dos municípios já comprovaram a atividade
PA – 89 - 72% dos municípios já comprovaram a atividade
TO – 63 - 64% dos municípios já comprovaram a atividade
AM – 47 - 85% dos municípios já comprovaram a atividade
AC – 17 - 81% dos municípios já comprovaram a atividade
RO – 32 - 62% dos municípios já comprovaram a atividade
RR – 15 - 100% dos municípios já comprovaram a atividade
Para apoiar a capacitação dos profissionais do sistema de garantia de direitos sobre a agenda de proteção às violências, o Selo UNICEF disponibiliza cursos online gratuitos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do UNICEF: https://ava.unicef.org.br/login/index.php