Visão Mundial realiza encontro com municípios do Baixo Amazonas

Em Silves, no Amazonas, Urucará, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã participam do encontro presencial do Selo UNICEF nessa terça-feira, 18/04, e quarta-feira, 19/04

 

Visão Mundial realiza encontro com municípios do Baixo Amazonas

Em Silves, no Amazonas, Urucará, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã participam do encontro presencial do Selo UNICEF nessa terça-feira, 18/04, e quarta-feira, 19/04

 

Os novos integrantes das equipes intersetoriais do Selo UNICEF dos municípios de Itapiranga, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucará, participam da capacitação presencial sobre a metodologia do Selo UNICEF, nessa terça-feira, 18/04, e quarta-feira, 19/04, no Auditório da Prefeitura de Silves, das 8h às 17h.  A capacitação acontece por meio da solicitação da Prefeitura de Silves, junto com o apoio da técnico da Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF, edição 2021-2024, nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, a fim de esclarecer as dúvidas da metodologia para as entregas das atividades do primeiro semestre de 2023.

“O Selo UNICEF é uma iniciativa que garante assistência técnica aos municípios para que consigam firmar o compromisso da gestão municipal com a agenda da garantia dos direitos de meninos e meninas. A iniciativa apoia ações que ajudam no alcance de resultados e indicadores pela infância e adolescência. Com isso, os encontros presenciais são  fundamentais para o fortalecimento das equipes e desenvolvimento por meio da metodologia”, declara Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

“Nossa equipe no Selo ainda tem muita dificuldade em elaboração desses planos, pois foi se fez necessário até as mudanças na equipe. Com isso, a capacitação presencial é de suma relevância, e acredito que o nosso município irá avançar com esse apoio que a equipe técnica. Silves precisa desenvolver e aplicar as políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes do nosso município, pois temos um grande desafio que é melhorar a vida de crianças e adolescentes e assim conquistar o Selo UNICEF para nosso município”, garantiu Iris Carla Corrêa, secretária de assistência social de Silves.

“O atendimento em Silves é de uma relevância essencial porque nos permitirá entregar as atividades que estão em atraso, como o Plano Municipal da Primeira Infância e reunião do CMDCA, no qual o prazo de entrega foi em março. Nosso maior desafio no município tem sido conseguir entregar as atividades solicitadas, haja vista a rotatividades dos profissionais da equipe intersetorial, e com isso nosso trabalho de mobilização do Selo está deixando a desejar e muitas das atividades estão atrasando porque depende de alguns desses parceiros que não estão mais conosco”, afirma Marlon Serrão, articulador do município de Itapiranga.

Para Beatriz Garcia, articuladora do Selo UNICEF em São Sebastião do Uatumã, a interação dos municípios é imprescindível. “A troca de experiências e a criação de novas ideias são extremamente importantes para nós que trabalhamos com o Selo UNICEF e estamos sempre em atualizações e em busca de novos conhecimentos, já que  trabalhar em rede é um desafio. Com isso, não tendo a união de todos os seguimentos os resultados se tornam maçantes”, declara.

“As equipes municipais do Selo UNICEF, no Amazonas, são muito engajadas em fazer o Selo em seus municípios, mas enfrentam têm diversas dificuldades para desenvolver as atividades, como o acesso à conexão de internet para assistir as lives e participar dos encontros virtuais. Devido a esse cenário, dessa vez recebemos o convite de Silves, que está também recebendo os demais municípios vizinhos, onde todos podem ter a oportunidade de receber capacitação e garantir a realização das atividades pendentes”, afirmou Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial.

Próximos passos

Para abril, a previsão é que a gestão municipal também realize a segunda etapa da Busca Ativa Vacinal, os quais serão os cursos disponibilizados no AVA para a equipe, bem como o cadastro dos membros da equipe na plataforma.

Além dessa, até  31 de maio, os municípios têm as seguintes atividades: 1) Realizar a primeira etapa do INDIQUE; 2) Realizar o primeiro registro de práticas qualificadas de educação infantil; 3) Primeira etapa da Busca Ativa Escolar; 4) Primeira etapa do Enfrentamento do Fracasso da Cultura Escolar; 5) Programa de Lavagem de Mãos e Higiene na pré-escola.