Uso da plataforma da BAE é tema de capacitação na Paraíba, Pernambuco e Alagoas

registo PB

Uso da plataforma da BAE é tema de capacitação na Paraíba, Pernambuco e Alagoas

encontro PB

 

Quase 400 coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar (BAE), gestores públicos, supervisores técnicos, entre outros atores, dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco participaram entre os dias 22 e 24 de setembro de uma oficina de formação online sobre o uso da plataforma da BAE, promovida pela Asserte, parceira implementadora do Selo UNICEF e da BAE nos três estados. Foram cinco encontros com o objetivo de esclarecer as funcionalidades da plataforma BAE, oferecer orientações sobre como fazer o cadastro e manter a alimentação rotineira dos dados.

Em Alagoas, a capacitação foi no dia 22 de setembro e contou a participação da consultora em Educação do UNICEF, Socorro Araújo, da equipe da Asserte e da coordenadora Operacional da plataforma Busca Ativa Escolar e Articuladora de Programas e Projetos da SEMED de Arapiraca, Maria Genilda Lessa dos Santos, que apresentou o caso de sucesso do município e mostrou como utiliza a plataforma. O evento foi acompanhando por cerca de 70 pessoas envolvidas na BAE em Alagoas.

Já em Pernambuco, a capacitação foi realizada em dois dias (22 e 24) e reuniu cerca de 120 pessoas. Além da equipe da Asserte, participaram também o presidente da Undime Pernambuco, Natanael Silva, a coordenadora Operacional da BAE de Caruaru e coordenadora das Condicionalidades do Bolsa Família na Educação, Rosemere Bezerra da Silva, que apresentou o caso de sucesso do município na BAE, e a coordenadora operacional da BAE no município de Arcoverde e coordenadora da Educação Inclusiva, Glaucia Maria Lopes Gouveia, que também compartilhou a experiência de sucesso na BAE no município. O passo a passo do uso da plataforma foi apresentado pelo assistente de articulação e mobilização da Asserte, David Gonzaga.

Na Paraíba, foram realizados dois encontros, na quarta (22) e quinta-feira (23), que reuniram mais de 220 pessoas no Google Meet e no canal do Youtube da Asserte. Na quarta-feira, a capacitação contou com a presença da especialista em Educação do UNICEF, Verônica Bezerra, da vice-presidente da Undime Paraíba, Andreia Cavalcanti, do assessor técnico da Undime Paraíba, Medeiros Junior, e da coordenadora estadual da BAE da SEECTPB, Iara Lima. Na quinta-feira, o UNICEF foi representado pela consultora em Educação, Socorro Araújo.

Nos dois encontros da Paraíba, a coordenadora Operacional da plataforma BAE em São João do Rio do Peixe, Louise Albuquerque, apresentou a experiência de sucesso do município e da cidade de Santa Helena e detalhou como deve ser realizada a alimentação dos dados na plataforma da BAE.

As capacitações foram transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da Asserte. Para conferir os vídeos, é só acessar os links:

Assista os vídeos no Youtube

Paraíba

Turma 01: https://youtu.be/vzwPKskw-eY

Turma 02: https://youtu.be/qpFlsbs94c0

Pernambuco

Turma 01 - https://youtu.be/WHDhoVwcs2k

Turma 02 - https://youtu.be/OoxWPzloShE

Alagoas

https://youtu.be/vvDR3a_49VY