UNICEF participa de encontro com parceiros e Coegemas em Rondônia

Os eventos acontecem nessa quarta-feira, 15/03, no Ministério Público de Rondônia e Assembleia Legislativa do Estado e visam fortalecer e garantir direitos de meninas e meninos (Foto: GCI/RO)

 

UNICEF participa de encontro com parceiros e Coegemas em Rondônia

Os eventos acontecem nessa quarta-feira, 15/03, no Ministério Público de Rondônia e Assembleia Legislativa do Estado e visam fortalecer e garantir direitos de meninas e meninos (Foto: GCI/RO)
Os eventos acontecem nessa quarta-feira, 15/03, no Ministério Público de Rondônia e Assembleia Legislativa do Estado e visam fortalecer e garantir direitos de meninas e meninos (Foto: GCI/RO)

 

Porto Velho, 14 de março de 2023 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) participa nesta quarta-feira, 15/03, de um encontro com parceiros da área da infância e juventude em Porto Velho, Rondônia, com foco de fortalecer as ações do Selo UNICEF no estado, bem como fortalecer diálogo para possíveis parcerias. O encontro acontece no Ministério Público do Estado de Rondônia, R. Jamari, 1555 - Olaria, capital rondoniense.

“Essa agenda com parceiros de Rondônia visa fortalecer a pauta das políticas públicas para crianças e adolescentes no estado, já que o sucesso das nossas iniciativas, como o Selo UNICEF, é resultado da união entre UNICEF e governos municipais e estaduais, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do conselho tutelar; organizações da sociedade civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência; lideranças adolescentes; lideranças comunitárias, entre outros. Esta edição do Selo UNICEF conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes, o que demonstra o compromisso e engajamento dos parceiros do Selo UNICEF”, garante Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Participam do encontro Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho; Cel. BM Gilvander Gregório de Lima, Diretor Geral da Agência Estadual da Vigilância Sanitária (Agevisa); Dr. Paulo Curi, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Marcos Tessila, promotor da Infância e Juventude no Ministério Público (MP); Juliana Paula, juíza da infância do Tribunal de Justiça; Marcelo Tramontini, juiz de direito da Corregedoria-Geral de Justiça; Célio Lang, presidente da Associação Rondoniense de Municípios; Lionilda Simão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia; Gilberto Baptista, superintendente da Federão das Indústrias de Rondônia (Fiero); Luslarlene Umbelina, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime – Seccional Rondônia); e Dr. Daniel Pereira.

“A presença do UNICEF junto aos parceiros nos estados fortalece as ações do Selo UNICEF. Dos 143 municípios que a Visão Mundial implementa o Selo UNICEF, 52 municípios são de Rondônia e aderiram a iniciativa. Com essa agenda do UNICEF, acreditamos que seja possível ampliar e consolidar a rede de contato com Governo do Estado e municípios”, compartilha Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial.

Proteção social em foco

Ainda no dia 15/03, à tarde, o UNICEF participa da Assembleia do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Rondônia (Coegemas - RO), que acontece no auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

O tema Importância da Assistência Social no processo de busca ativa e desempenho escolar: um olhar integrativo e cooperativo, será debatido por Marcos Valério Tessila, promotor de justiça do Ministério Público do Estado (MPE) e Paulo Curi, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na ocasião, Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus, abordará a importância do Selo UNICEF.

Dentre as demais pautas do encontro estão: Orientações sobre a implantação do serviço de acolhimento familiar em família acolhedora; e Políticas afirmativas: estratégias de gestão para sua efetivação no estado de Rondônia.

Visita técnica do Selo UNICEF

Dutante o encontro do UNICEF com os parceiros de Rondônia, também será mensionada a atividade que acontece na próxima segunda-feira, 20/03, com a equipe técnica da Visão Mundial, parceiro implementador do Selo UNICEF em Rondônia, a fim de realizar atendimento presencial às equipes dos municípios participantes da iniciativa pelo estado. O atendimento acontece no Instituto Chance, localizado na Rua Gonçalves Dias, n° 767, bairro Centro, Porto Velho, das 9h às 17h.

“A mobilização dos municípios para participarem da capacitação em Porto Velho tem sido de suma importância para o engajamento das equipes municipais para a realização e entrega das atividades do primeiro semestre do Selo UNICEF. Além disso, a articulação para a reunião do UNICEF e parceiros em Rondônia também acontece em momento oportuno para fortalecer a garantia de políticas públicas de crianças e adolescentes em nosso estado”, declara Márcia Trajano, mobilizadora estadual do Selo UNICEF em Rondônia pela Visão Mundial.

Mais de 40 profissionais entre articuladores municipais, coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar, coordenadores operacionais da Busca Ativa Vacinal e mobilizadores da Assistência Social, estão inscritos para participar da visita técnica que acontecerá em Porto Velho, capital do estado. Dentre os municípios inscritos estão: Rio Crespo, Vale do Anari, Corumbiara, Ariquemes, Porto Velho, Nova Brasilândia, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Cacaulândia, São Miguel do Guaporé, Santa Luzia D’Oeste, Pimenta Bueno, Parecis, Novo Horizonte do Oeste, Presidente Médici, Theobroma, Buritis, Costa Marques. Devido questões de logística, as equipes de Apuí, Lábrea e Humaitá, municípios do Amazonas, também irão participar do encontro em Porto Vellho.

O atendimento presencial tem como foco orientar e desenvolver as principais atividades em que as equipes municipais estejam precisando de apoio técnico. Entre elas estão a adesão à plataforma da Busca Ativa Vacinal (BAV); a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI); e relatório da reunião do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) de 2022, que precisam ser entregues até 31 de março, além das demais atividades do primeiro semestre de 2023.

“Esse encontro com a equipe técnica é essencial para manutenção da iniciativa no município, contribuindo para sanar as dúvidas e no auxílio das atividades dentro do prazo. No momento, nosso foco está na entrega do PMPI e reunião do CMDCA. Também temos que fortalecer outras atividades, mas sabemos que podemos contar com o apoio da equipe da Visão Mundial”, declara Diego Pereira, articulador do Selo UNICEF em Corumbiara.