UNICEF e Instituto Peabiru premiam municípios vencedores da Maratona dos NUCAs

Moju, Parauapebas e Curuçá, todos do Pará, formaram o pódio dos vencedores que teve 162 NUCAs inscritos e a participação de mais de 3.500 adolescentes de quatro estados da Amazônia Legal.

A Maratona dos NUCAS (Núcleos de Cidadania Adolescente), promovida pela iniciativa Selo UNICEF em parceria técnica com o Instituto Peabiru, foi encerrada com a premiação dos municípios vencedores da atividade: Moju, Curuçá e Parauapebas, todos do estado do Pará. No último dia 19, adolescentes e jovens do NUCA de Moju, acompanhados de parte da Comissão Intersetorial do Selo, receberam na sede do Instituto, o troféu, as medalhas do primeiro lugar na Maratona e um datashow. Os demais municípios receberão kits de premiação contendo medalhas e camisas exclusivas da iniciativa.

Com 162 NUCAs inscritos, e mais de 3.500 adolescentes engajados, a Maratona dos NUCAS lançada em maio de 2023 focou esforços nos grupos de participação de adolescentes dos estados do Amapá, Mato Grosso, Pará e Tocantins. O objetivo foi impulsionar a participação e o desenvolvimento de atividades envolvendo os quatro eixos temáticos do plano de ação dos Núcleos de Cidadania: combate ao racismo, empoderamento de meninas, questões climáticas e prevenção dos tipos de violências.

A oficial em comunicação do UNICEF na Amazônia Legal, Ida Pietricovsky, afirma que “a participação de adolescentes na agenda do Selo UNICEF é fundamental para a promoção dos direitos deles e delas à cidadania. E o UNICEF, com parceria técnica do Instituto Peabiru, fortaleceu os Núcleos de Cidadania promovendo uma maratona com enfoque em várias ações, principalmente sobre as Mudanças Climáticas, tema esse fundamental para que esses adolescentes e jovens falem sobre, com seus amigos, familiares e colegas na escola. Para nós, vê-los sendo reconhecidos por suas ações é fortalecê-los como multiplicadores em seus territórios”.

Mudanças Climáticas

Durante a Maratona, os adolescentes produziram mensalmente vídeos, podcasts, folders e postagens sobre as temáticas de cada atividade para a campanha #EntreNoClimaUNICEF.  Para o NUCA de Moju, vencedor da Maratona, as ações desenvolvidas no Núcleo de Cidadania representam grandes avanços na sociedade local e na criação de novas mentalidades entre os integrantes da iniciativa, sobretudo nas discussões sobre meio ambiente. “Estamos muito felizes e gratos por esse reconhecimento e continuamos na luta por nossos deveres, responsabilidades e preservação do meio ambiente. A gente ainda não tinha visto testemunhado os impactos da mudança climática. E quando a gente viu, sentimos esse impacto, e como o meio ambiente é importante para nós. É a questão de você ver, e não apenas ouvir, desperta em você um interesse maior para tentar preservar aquilo”, afirma o adolescente Marlon Cohen, do município de Moju.

“A Maratona serviu justamente para intensificar os NUCAS a produzir essas ações dentro do Selo, para que possam realmente impactar a vida de outros adolescentes, esses multiplicadores dessa participação cidadã ativa, plena, que nós estamos buscando. E, ao participar desse momento, a gente fica com esse sentimento de pertencimento”, expressa Adriano Egito, sociólogo e mobilizador de adolescentes do Instituto Peabiru, sobre a experiência de ter acompanhado o desenvolvimento das atividades. “O Instituto contribuiu não dando vozes, mas falando junto com os NUCAS sobre esses temas, trabalhando com eles, motivando, mobilizando justamente para que a gente possa ter essa visão do que é ser autor da nossa própria história”, destacou Adriano.

Sobre a Maratona dos NUCAs

A Maratona dos NUCAs é uma ação organizada pelo Instituto Peabiru que tem o objetivo de aumentar a participação dos NUCAs no Selo UNICEF. A maratona iniciou em maio de 2023 e encerrou no mês de dezembro – a cada mês, os NUCAs receberam orientações para a realização de uma atividade obrigatória e cada atividade valeu uma pontuação. Até o final da maratona, os NUCAs que tiverem mais pontos foram premiados. Mais de 100 Núcleos dos Estados do Pará, Amapá, Tocantins e Mato Grosso participaram da ação.

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Nesta edição, 2.023 municípios aderiram e nos próximos anos irão desenvolver uma série de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. 

Texto: Giovanna Martini, sob supervisão de Tiago Chaves.