©UNICEF/BRZ/Katarine Almeida
Boa Vista, 1 de agosto de 2025 – Com o objetivo de fortalecer a atuação de conselheiras e conselheiros tutelares na proteção integral de meninas e meninos, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Governo do Estado de Roraima através da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima realizou nesta sexta-feira, 1, o encontro estadual “Zelar e Proteger: A importância do Conselho Tutelar na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes”, no Auditório da SETRABES.
O evento reuniu representantes das instituições idealizadoras do evento, bem como Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e articuladores municipais do Selo UNICEF de todos os municípios de Roraima. A iniciativa faz parte da agenda inaugural da edição 2025–2028 do Selo UNICEF e tem implementação do Instituto Amazônia Iaçu.
“Vocês são a linha de frente da proteção. Escutam, acolhem e garantem que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados, especialmente em contextos tão desafiadores como os que enfrentamos em Roraima”, afirmou Tâmara Simão, Chefe do Escritório do UNICEF em Boa Vista, durante a abertura do evento. Em 2025, o UNICEF celebra 75 anos de atuação no Brasil, reafirmando seu compromisso com a infância e adolescência, em especial nos territórios mais vulneráveis.
Durante o encontro, os participantes debateram o papel estratégico dos Conselhos Tutelares no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, com foco na implementação da Lei 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida) e na utilização do Sistema de Informação para Infância e Adolescência – SIPIA como ferramenta essencial para qualificar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência.
Com metodologia participativa e foco em estudos de caso reais, os conselheiros puderam refletir sobre os fluxos de atendimento, o combate à revitimização e o papel de articulação intersetorial dos Conselhos. Também foram apresentados os principais objetivos e metas da nova edição do Selo UNICEF, com destaque para o Resultado Sistêmico 3, que trata da proteção contra todas as formas de violência, e para o papel mobilizador dos conselheiros na adesão dos municípios à estratégia.
O evento em Roraima é parte de uma mobilização nacional que prevê a realização de 12 encontros estaduais, com a meta de capacitar 400 conselheiros tutelares por Escritório Zonal do UNICEF em 2025.
Sobre o Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa que busca fortalecer as políticas públicas para a infância e adolescência nos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro. Por meio de formações, monitoramento de indicadores e incentivo à gestão por resultados, a iniciativa promove melhorias concretas nas áreas de saúde, educação, proteção e participação cidadã.