Trilha da Certificação apresenta percurso metodológico para gestão e execução das ações do Selo UNICEF

Trilha da Certificação apresenta percurso metodológico para gestão e execução das ações do Selo UNICEF

Trilha da Certificação apresenta percurso metodológico para gestão e execução das ações do Selo UNICEF

A Asserte, parceira implementadora do Selo UNICEF nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, apresentou às equipes das comissões intersetoriais do Selo UNICEF a Trilha da Certificação. Em formato de cordel, o documento, com base nos guias já disponibilizados pelo UNICEF, apresenta o percurso metodológico para gestão e execução das ações do Selo Unicef desde a adesão até a autoavaliação e monitoramento do 1º Fórum Comunitário.

Os membros das comissões intersetoriais puderam conhecer a Trilha da Certificação durante os cinco encontros online realizados nas últimas duas quartas-feiras para tratar sobre o Fórum Comunitário. “Sabíamos da expectativa que os municípios estavam para este momento, mas precisávamos vivenciar outros processos, como conversar sobre as comissões intersetoriais, a criação dos Nucas, sobre o plano de participação cidadão de jovens e adolescentes, entre tantos outros pontos importantes, porque todos estão conectados. Agora finalmente chegou a hora de falarmos sobre o planejamento e a realização dos Fóruns Comunitários”, destacou Ana Cláudia Botelho, especialista em Política de Assistência Social da Asserte.

Ela explicou que a Trilha da Certificação foi elaborada de forma conjunta por toda a equipe da Asserte, com base nos guias já disponibilizados pelo UNICEF, e buscou se aproximar da cultura nordestina. “O material que produzimos fala muito sobre nossa gente, nossa cultura e nosso jeitinho de falar e rimar. Queremos que quem tenha acesso ao documento sinta-se acolhido e pertencente à trilha, para que possamos seguir juntos, auxiliando os municípios na realização dos Fóruns Comunitários”, ressaltou.

O articulador do Selo UNICEF, em Santa Rita (PB), Paulo Henrique, participou do Plantão Tira-Dúvidas - Fórum Comunitário: “Planejar é Preciso”, em que foi apresentado a Trilha da Certificação e destacou que encontro foi um momento muito rico de troca de saberes. “A metodologia que foi apresentada é muito voltada a Educação Popular, trazendo elementos do nosso Nordeste, assim enriquecendo o momento numa linguagem simples e de fácil compreensão para todos e todas. Toda a equipe do Selo UNICEF e da Asserte estão de parabéns por nos proporcionar esse momento de muitos que virão”, disse.

O documento está disponível no site da Asserte, http://asserte.org.br/TrilhaCertificacao.pdf. Nele estão disponíveis todos os links necessários para facilitar o acesso a materiais importantes ao longo do percurso.

Sobre a Trilha - A Trilha para Certificação elenca as principais etapas até o 1º Fórum Comunitário, considerado o momento mais estratégico do início das atividades do Selo UNICEF. O percurso começa com a Adesão, que já foi selada pelos municípios em agosto. Na estação 2 "Quem vai com a gente nessa viagem", o documento destaca a importância das equipes dos Selo UNICEF, Nuca e da Comissão Intersetorial. Na terceira etapa “Organizando a bagagem e planejando o caminho", as equipes recebem orientações sobre os Guias produzidos pelo UNICEF, Induções/lives, reuniões, cronograma, acesso à PCJ, informações sobre a Linha de Base e sobre a rede de proteção local. 

Na "Estação de Construção" o destaque é para os grupos de trabalho que deverão planejar as atividades para o alcance das metas para os 7 resultados sistêmicos e para o eixo de participação cidadã e gestão por resultados, além do preenchimento das fichas.  Em seguida, na “Parada Obrigatória”, chega a vez da realização do 1º Fórum Comunitário com orientações sobre divulgação, quem convidar e inscrições. Na etapa seis, está a “Estação de Partida”, que oferece informações sobre a apresentação das fichas, discussão, relatório de validação e encaminhamentos. Na última etapa, "Segue a trilha", é a vez de falar sobre o monitoramento e autoavaliação.