Selo UNICEF realiza encontros técnicos de mobilização de adolescentes

A ação é uma estratégia do Selo UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas (UNICEF), em parceria com o Instituto Peabiru, pela capacitação de mobilizadores de adolescentes em cidades nos estados do Pará, Amapá e Tocantins.

 

Entre os dias 5 e 14 de dezembro foram realizados os Encontros Técnicos de Mobilização de Adolescentes com enfoque na plataforma 1 Milhão de Oportunidades, nas cidades de Belém, Macapá, Santarém, Parauapebas e Palmas, como parte de uma agenda do Selo UNICEF, iniciativa desenvolvida pelo UNICEF em parceria com o Instituto Peabiru. 

 

Ao total, os eventos reuniram 112 pessoas, e contaram com uma programação específica para os mobilizadores de adolescentes do Selo UNICEF. O foco da ação é fortalecer as ações dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) e compartilhar boas práticas sobre a agenda proposta para este público, incluindo o uso da plataforma 1 Milhão de Oportunidades (1MiO). 

 

“O encontro técnico da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades faz parte da mobilização pelo  Resultado Sistêmico 4 do Selo UNICEF”, conta Adriano Egito, mobilizador de adolescentes nos estados do Amapá, Pará, Tocantins e Mato Grosso pelo Instituto Peabiru. “Temos como objetivo alinhar e ajudar os mobilizadores dos municípios nessa reta final do Selo”, explica Adriano.

 

Bernadeth Feijão, mobilizadora de adolescentes do município de Capanema, no Pará, acredita que o conhecimento compartilhado durante o evento irá fortalecer a juventude para além dos Núcleos de Cidadania Adolescentes. “O encontro agregou muito conhecimento e novas estratégias para serem implementadas”, afirma Feijão, “acho que, através de um bom diálogo com os adolescentes e jovens podemos fortalecer a sua participação cidadã, com base nas suas ideias e iniciativas”. 

 

Os encontros têm enfoque no 1 Milhão de Oportunidades. A iniciativa, liderada pelo UNICEF, é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. 

 

“Um dos principais legados que o Selo UNICEF vai deixar é justamente com a iniciativa 1 Milhão de Oportunidades”, defende Adriano, “é dar acessibilidade para os adolescentes e jovens estarem entrando no mundo do trabalho”. Ele destaca o impacto do 1MiO na vida dos jovens: “eles estão percebendo que estão recebendo todo o apoio, não só do Selo, mas também da iniciativa pública. Estão sendo acompanhados, capacitados e formados para que possam entrar no mundo do trabalho”.

 

Sobre os NUCAs - Os Núcleos de Cidadania Adolescente (NUCAs) são grupos formados por adolescentes que têm como objetivo fomentar a participação cidadã dos jovens, para que eles possam expressar, opinar, conhecer e reivindicar seus direitos, colaborando com ideias para o crescimento do município. A criação do NUCA é uma atividade obrigatória para os municípios participantes do Selo UNICEF - e ao longo de cada edição, deve desenvolver atividades voltadas para temáticas como: empoderamento feminino, combate ao racismo, crise climática e etc…


Sobre o Selo UNICEF - O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Nesta edição, 2.023 municípios aderiram e nos próximos anos irão desenvolver uma série de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. 

 

Por Isabella Simplicio