Selo UNICEF participa de Encontro de Gestores Municipais de Boa Vista do Ramos

Mais de 40 gestores municipais participaram do encontro nessa quinta-feira (23/02) e sexta-feira (24/02) (Foto: Reinaldo Campelo/Semed)
Selo UNICEF participa de Encontro de Gestores Municipais de Boa Vista do Ramos
Mais de 40 gestores municipais participaram do encontro nessa quinta-feira (23/02) e sexta-feira (24/02) (Foto: Reinaldo Campelo/Semed)

 

A Visão Mundial, organização parceira na implementação do Selo UNICEF, edição 2021-2024, no estado do Amazonas, participa do 3º Encontro de Gestores Municipais, com o tema “As Competências do Gestor Escolar e a Gestão Democrática no Processo Educacional”, organizado e executado pela Secretaria Municipal de Educação do município de Boa Vista do Ramos, no Amazonas. O evento começou na quinta-feira (23/02) e encerra hoje com o objetivo de debater sobre estratégias para combater o abandono escolar, a fim de promover a permanência de todas as crianças e adolescentes do município nas escolas.

“Estamos iniciando o ano letivo 2023 e, como sempre, realizamos primeiro o Encontro de Gestores Municipais e logo em seguida nossa grande Jornada Pedagógica, que esse ano promete ser histórica. Hoje tivemos a honra de dar o pontapé educacional e conseguimos trazer a professora Dra. Maria Valcilene de Souza Bruce e o mobilizador da Busca Ativa Escolar no Amazonas, o professor Benjamin Maia, o qual tenho só agradecer por compartilhar todo seu conhecimento conosco”, declarou Isaac Gadelha Maia, Secretário Municipal de Educação de Boa Vista do Ramos.

De acordo com a organização do evento, mais de 40 gestores de escolas municipais estão participando do encontro. “O que estamos debatendo nesse encontro é o direito de cada criança e adolescente à educação, bem como as estratégias desses gestores junto às suas equipes escolares para a permanência desses alunos na escola, haja vista os grandes desafios que temos em nossa região, principalmente nas escolas rurais. Portanto, estamos engajados em traçar metas para que neste ano possamos conseguir zerar o abandono escolar, reprovação, para que possamos estar com todas as nossas crianças dentro da escola”, afirmou Valquiza Martins, coordenadora pedagógica da Semed de Boa Vista do Ramos.

“Apesar do município estar com 101% de meta alcançada, mesmo assim, não podemos deixar de ficar atentos com a plataforma, pois o foco é manter nossos alunos dentro da escola. Isso porque nosso grande desafio é diminuir o abandono escolar no período da várzea, período esse que dificulta o acesso à escola. Com isso, a participação do mobilizador da BAE nesse encontro trouxe grande relevância e importância para firmar ainda mais o compromisso de não deixar nenhuma criança fora da escola”, destacou Rose Santos, articuladora municipal do Selo UNICEF.

Além dos gestores, o evento também conta com a participação de toda a equipe pedagógica da Semed, como os coordenadores do Censo Escolar, merenda escolar, Auxílio Brasil, setor de normatização e planejamento, bem como os programas, conselhos escolares e o Selo UNICEF e BAE.

Matheus Rangel, Oficial de Educação do UNICEF, afirma que essas ações fortalecem as estratégias da Busca Ativa Escolar. “Esses encontros de gestores municipais para traçar estratégias diante dos desafios que causam o abandono escolar são primordiais para avançar no enfrentamento da cultura do fracasso escolar. Além disso, é importante lembrar que a Busca Ativa Escolar é intersetorial, portanto, a sensibilização da população e mobilização das comunidades, para auxiliar identificação de meninos e meninas fora da sala de aula é fundamental para que possamos garantir os direitos e a permanência na escola de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, garante.

“Esses dois dias de encontro com os gestores municipais de Boa Vista do Ramos foram muito produtivos, pois foi um momento enriquecedor na troca de experiências para aperfeiçoar as estratégias da Busca Ativa Escolar no município, assim como também um espaço para fortalecer as ações do Selo UNICEF e BAE junto à gestão municipal. Além disso, também tivemos a oportunidade de realizar uma visita técnica no CRAS, na Secretaria de Assistência Social e de Saúde, bem como fizemos uma atualização das atividades do NUCA e CMDCA, bem como orientações sobre o papel e estratégias junto à mobilizadora de adolescentes e mobilizadora da assistência social”, declarou Benjamin Souza, mobilizador de educação do Selo UNICEF pela Visão Mundial.

Para Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial, participar do Encontro de Gestores Municipais de Boa Vista do Ramos e representar o Selo UNICEF e Busca Ativa Escolar é uma oportunidade de maximizar e compartilhar o aprendizado. “Esses espaços de debates e reflexões são fundamentais para acrescentar conhecimento sobre os mais diversos desafios na área da educação. Além disso, é um momento para que possamos compartilhar, por meio do nosso mobilizador de educação, Benjamin Souza, perspectivas e estratégias oferecidas pela Busca Ativa Escolar, para que o município possa continuar firme pela garantia do acesso à educação de crianças e adolescentes”, concluiu Lucinete.