Municípios de Rondônia participam de oficina presencial do Selo UNICEF

Atendimento presencial acontece nesta segunda-feira e visa tirar dúvidas das equipes municipais sobre as comprovações da iniciativa para o primeiro semestre de 2023

 

Municípios de Rondônia participam de oficina presencial do Selo UNICEF

 Atendimento presencial acontece nesta segunda-feira e visa tirar dúvidas das equipes municipais sobre as comprovações da iniciativa para o primeiro semestre de 2023

Atendimento presencial acontece nesta segunda-feira e visa tirar dúvidas das equipes municipais sobre as comprovações da iniciativa para o primeiro semestre de 2023

 

Nesta segunda-feira, 20/03, a equipe técnica da Visão Mundial, parceiro implementador do Selo UNICEF em Rondônia, realiza atendimento presencial às equipes dos municípios participantes da iniciativa pelo estado. O atendimento acontece das 9h às 17h, no Instituto Chance, localizado na Rua Gonçalves Dias, n° 767, bairro Centro, Porto Velho.

Mais de 85 profissionais entre articuladores municipais, coordenadores operacionais da Busca Ativa Escolar, coordenadores operacionais da Busca Ativa Vacinale mobilizadores da Assistência Socialparticipam da na visita técnica que acontece em Porto Velho, capital do estado.:

“O Selo é uma iniciativa que prioriza a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio de atividades que auxiliam o alcance de resultados e indicadores pela infância e adolescência nos municípios do território amazônico e semiárido brasileiro. Portanto, a realização dos atendimentos presenciais é uma ferramenta fundamental para promover espaços que incentivem as equipes dos municípios a compartilharem boas práticas, bem como alcancem as metas do primeiro semestre de 2023”, afirma Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

“O atendimento presencial da equipe técnica é essencial para manutenção da iniciativa no município, contribuindo para sanar as dúvidas e auxiliando para que as atividades sejam feitas em tempo hábil. No momento nosso foco está na entrega do PMPI e reunião do CMDCA. Também temos dificuldades em outras atividades, mas sabemos que podemos contar com o apoio da equipe da Visão Mundial”, declara Diego Pereira, articulador do Selo UNICEF em Corumbiara.

Além do município de Corumbiara participam do eventos técnicos e gestores das equipes dos municípios de Rio Crespo, Vale do Anari, Ariquemes, Porto Velho, Nova Brasilândia, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Cacaulândia, São Miguel do Guaporé, Santa Luzia D’Oeste, Pimenta Bueno, Parecis, Novo Horizonte do Oeste, Presidente Médici, Theobroma, Buritis, Costa Marques.

O atendimento presencial tem como foco orientar e desenvolver as principais atividades em que as equipes municipais estejam precisando de apoio técnico. Entre elas estão a adesão à plataforma da Busca Ativa Vacinal (BAV); a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI); e relatório da reunião do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) de 2022, os quais precisam ser entregues até 31 de março, além das demais atividades do primeiro semestre de 2023.

“A presença do UNICEF, por meio do parceiro técnico, nos estados fortalece as ações do Selo UNICEF. Dos 142 municípios que a Visão Mundial implementa o Selo UNICEF, 52 municípios são de Rondônia e participam ativamente da iniciativa. Com essa agenda de atendimento presencial é fundamental para fortalecer o compromisso da gestão municipal, bem como apoiar para que as equipes possam conseguir realizar as atividades que precisam ser entregues ainda no primeiro semestre desse ano”, compartilha Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial.

Ciclo de capacitações pelo parceiro técnico

Pela Visão Mundial, o atendimento presencial iniciou nos 6 e 7 de fevereiro, em Boa Vista-RR, com a participação de 38 profissionais. No dia 02/03, a visita técnica aconteceu em Rio Branco-AC, com a presença de mais de 20 participantes. E nos dias 15, 16 e 17 de março, a capacitação ocorreu em Manaus-AM, com participação de 42 profissionais. A realização do atendimento presencial em Rondônia é a quarta e última desse ciclo de capacitações promovidos com foco nas entregas das atividades do 1º semestre do Selo UNICEF.