Município do Amazonas é vencedor do desafio “Meu Nuca é Topity”

 

 

Município do Amazonas é vencedor do desafio “Meu Nuca é Topity”

 

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Anori integrou a lista dos selecionados e recebeu o kit cinema
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Anori integrou a lista dos selecionados e recebeu o kit cinema (Foto: NUCA de Anori)

 

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) do município de Anori, no Amazonas, foi um dos seis vencedores do desafio “Meu Nuca é Topity”, divulgado na última segunda-feira, 21/08, durante live no canal do YouTube do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O núcleo foi contemplado com um kit cinema, o qual é composto por notebook, projetor e tela.

“O desafio ‘Meu Nuca é Topity’ foi planejado para reconhecer e incentivar ainda mais a participação de adolescentes e jovens dos Nucas por meio de oito desafios. Com isso, o kit cinema é uma forma de valorizar e fortalecer as ações que meninos e meninas estão desenvolvendo em seus municípios, onde também são multiplicadores delas”, declarou Rayanne França, oficial para o Desenvolvimento e Participação Cidadã de Adolescentes do UNICEF.

O Nuca de Anori é composto por 20 adolescentes, no qual 12 integrantes participaram dos desafios do Topity. De acordo com Jéssica Moura, mobilizadora de adolescentes, a premiação fortalecerá mais o grupo na realização das atividades. “Apesar do acesso restrito à internet, isso não foi uma dificuldade para que eles participassem dos desafios e alcançar o tão estimado resultado. Com certeza, esse kit vai ajudar no desenvolvimento das atividades, pois será possível promover mais integração e interação entre eles e a comunidade”, afirmou Jéssica.

Para os adolescentes do Nuca de Anori, participar dos desafios foi uma experiência que agregou autoconhecimento e autovalorização. “Foi incrível participar do desafio 'Meu Nuca é Topity'. Gostei de tudo, principalmente como consegui me conhecer a partir dos desafios que tem no chatbot. O mais importante deles foi aprender que podemos ser felizes do jeito que somos, independente das dificuldades”, declarou Henzo Gabriel, 13 anos.

“Um aprendizado que o desafio me proporcionou é saber que aparência não é tudo, não preciso me encaixar nos padrões de beleza impostos pela sociedade, posso ser feliz do jeito que sou, sem me importar com a opinião dos outros”, declarou Izabella Souza, 15 anos.

Além de Anori, mais cinco municípios ganharam o kit cinema: Santo Antônio do Leste (MT); São José do Seridó (RN); Jaguaretama (CE); Abaetetuba (PA); Coruripe (AL). Todos os Nucas também participaram do “Conecta Topity” que sorteou cinco iPhones entre meninas e meninos de 13 a 19 anos que completaram pelo menos um dos oito desafios propostos no chatbot Topity. 

De acordo com Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial, o desafio mobilizou de forma significante os adolescentes dos Nucas do estado. “Ficamos felizes em saber que o Nuca de Anori foi contemplado com o kit cinema. E apesar da dificuldade não desistiram e conquistaram o prêmio”, finalizou.

Topity – É uma ferramenta virtual, criada pelo UNICEF, em parceria com a Dove, para apoiar adolescentes e jovens na construção de uma imagem corporal positiva, por meio de temas que fortaleçam a sua autoestima, para poderem ter experiências positivas de aprendizagem, socialização e bem-estar. O Topity é uma ferramenta gratuita e pode ser acessado pelo WhatsApp, no número 95 98420-9991, e no Messenger pelo nome Topity UNICEF. E aos profissionais que atuam diretamente com adolescentes e jovens foi desenvolvido o guia Topity, que integra as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e norteia os desafios atuais para esse público. Para mais informações do guia acesse :  https://www.unicef.org/brazil/relatorios/guia-topity