Pular para o conteúdo principal
Atendimento presencial acontece de 15 a 17 de março, na Secretaria Municipal de Educação, por meio da parceria com a Visão Mundial

 

Manaus recebe municípios para capacitação do Selo UNICEF

Atendimento presencial acontece de 15 a 17 de março, na Secretaria Municipal de Educação, por meio da parceria com a Visão Mundial
Atendimento presencial acontece de 15 a 17 de março, na Secretaria Municipal de Educação, por meio da parceria com a Visão Mundial

 

As equipes de Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Barreirinha, Beruri, Borba, Carauari, Envira, Iranduba, Maraã, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Novo Aripuanã, Tabatinga e Tonantins, municípios inscritos no Selo UNICEF, edição 2021-2024, participam nos dias 15, 16 e 17 de março, do atendimento presencial para as entregas das atividades do primeiro semestre de 2023. A capacitação realizada pela equipe da Visão Mundial, parceiro implementador do Selo UNICEF no Amazonas, acontece das 9h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), localizada na Avenida Mário Ypiranga, n° 2358, bairro Parque Dez de Novembro, em Manaus.

“O Selo é uma iniciativa que tem como foco a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, propondo atividades que auxiliam o alcance de resultados e indicadores pela infância e adolescência nos municípios. Assim, é fundamental que as equipes municipais participem dos atendimentos presenciais para que possam garantir as entregas da iniciativa e ,principalmente, que possam avançar nos indicadores sociais nas área da educação, assistência social e saúde, os quais se interseccionam com as demais áreas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes”, declara Débora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Capacitação

O atendimento presencial tem como foco orientar e desenvolver as principais atividades em que as equipes municipais estejam precisando de apoio técnico. Entre elas estão a adesão à plataforma da Busca Ativa Vacinal (BAV); a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI); e relatório da reunião do Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) de 2022, os quais precisam ser entregues até 31 de março, além das demais atividades do primeiro semestre de 2023.

“Temos alguns desafios para realizar as atividades do Selo UNICEF, como a falta de tempo para capacitações on-line devido outras atribuições que desenvolvemos em nosso município. Então, considero que o atendimento presencial é importante para que possamos ter o treinamento adequado para realizarmos as atividades mais complexas, como a elaboração do PMPI, para entender as etapas do diagnóstico e marco lógico, bem como compreender os aspectos textuais desse documento. E também o formulário da reunião do CMDCA”, detalhou Marcelo Araújo, articulador do Selo UNICEF em Atalaia do Norte.

Para Luzivan Maciel Colares, coordenador operacional da Busca Ativa Vacinal em Borba, o momento será de aprendizado sobre a dinâmica e metodologia do Selo UNICEF. “Já realizamos a adesão à plataforma da Busca Ativa Vacinal e estou iniciando o curso da BAV. Com isso, o atendimento presencial é muito importante para mim e para o município pelo motivo da BAV ser uma plataforma nova, com várias funções, sobre as quais é o momento ideal para tirar dúvidas. Entrei recentemente para a iniciativa, mas estou disposto e me responsabilizo a seguir com as ações de acordo com os cronogramas do Selo UNICEF, para assim contribuir positivamente para o aumento da cobertura vacinal em nosso município”, afirmou.

“Proporcionar momentos de capacitação presencial auxilia e incentiva as equipes municipais para que consigam alcançar as metas do Selo UNICEF. Sabemos que nem sempre os profissionais têm a estrutura ideal para desenvolver as atividades e com a visita técnica percebemos que os municípios conseguem avançar muito mais nas entregas devido o tempo que conseguem se dedicar para aprender e realizar as ações do Selo”, frisou Lucinete Bezerra, coordenadora de projetos da Visão Mundial.