Fórum da Undime-AM integra atendimento das atividades de Educação do Selo UNICEF

A Visão Mundial apoiou 13 municípios  durante as atividades do Fórum da Undime-AM que aconteceram nos dias 17 e 18 em Manaus

 

Fórum da Undime-AM integra atendimento das atividades de Educação do Selo UNICEF

A Visão Mundial apoiou 13 municípios  durante as atividades do Fórum da Undime-AM que aconteceram nos dias 17 e 18 em Manaus
A Visão Mundial apoiou 13 municípios durante as atividades do Fórum da Undime-AM que aconteceram nos dias 17 e 18 em Manaus (Foto: Hanne Assimen)

 

Na última quarta-feira, 17/05, e quinta-feira, 18/05, a Visão Mundial, organização não governamental implementadora do Selo UNICEF, edição 2021-2024, realizou atendimento dos municípios que integram o  Selo UNICEF no Amazonas, sobre as atividades da primeira meta da Busca Ativa Escolar e atividades dos Resultados Sistêmicos 1 e 2, as quais são voltadas para a qualificação da educação infantil e do ensino fundamental, que precisam ser entregues até 31 de maio. 

“O espaço de atendimento da Visão Mundial foi primordial para auxiliar os municípios nas entregas do Selo UNICEF com prazo até dia 31 de maio. Foi dois dias muito produtivos junto às equipes municipais, a exemplo de Silves e Borba que conseguiram avançar e alcançar as metas do Resultado Sistêmico 1, que trata sobre o registro das práticas da educação infantil; e do Resultado Sistêmico 2, sendo os registros sobre o Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar”, compartilhou Benjamin Souza, mobilizador de educação pela Visão Mundial.

No primeiro dia do evento, 17/05, os municípios de Silves e Borba marcaram presença no atendimento da Visão Mundial e alcançaram as metas do Resultado Sistêmico 1 e 2 do Selo UNICEF.  "As expectativas foram mais que alcançadas nesse atendimento presencial com a Visão Mundial. Os formulários em PDF disponibilizados dos resultados sistêmicos um e dois ajudaram muito para enviar para as escolas da zona rural e com isso já alcançamos as metas", comemora Ádila Faria, supervisora da Busca Ativa Escolar em Silves.

Para Ilana Gomes, coordenadora pedagógica de Borba, o atendimento presencial foi uma oportunidade para tirar dúvidas e avançar nas entregas. "Com as explicações de Benjamin desde os encontros virtuais, tutoriais e os formulários em PDF dos Resultados Sistêmicos 1 e 2 ajudaram muito para avançar no processo de preenchimento. E ao chegar no atendimento do evento, conseguimos tirar o restante das dúvidas e alcançar as metas dos dois resultados e estamos muito felizes com essa conquista em saber que estamos rumo ao Selo UNICEF", declarou Ilana.

A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que a parceria com a Undime auxilia a fortalecer a rede de engajamento com os municípios do Selo UNICEF. “Firmamos essa parceria com a Undime desde 2022, que tem nos ajudado a consolidar as ações junto aos municípios do Selo UNICEF. Estamos no mês de entregas importantes da iniciativa, como a primeira medição da Busca Ativa Escolar. Com esse espaço durante o Fórum, foi possível capacitar os municípios com relação às atividades e ajudá-los no alcance das metas”, destacou Lucinete Bezerra.

Durante os dois dias do evento, a Visão Mundial realizou atendimento aos municípios de Autazes, Barreirinha, Borba, Boa Vista do Ramos, Manicoré, Presidente Figueiredo, Pauini, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença e Tefé, os quais já alcançaram a meta da Busca Ativa Escolar. Além de Codajás, Maraã e Silves que também seguem rumo ao alcance das metas do Selo UNICEF.

As equipes de educação dos municípios de Borba, Boa Vista do Ramos, Presidente Figueiredo, Silves, Tefé e Manicoré estiveram presentes no Fórum com suas equipes e ressaltaram a importância do espaço para integração dos dirigentes municipais de educação.

Para o secretário de Educação de Tefé, Marcus Lúcio Sousa, o fórum promoveu aprendizado e troca de experiências. “Esse encontro foi um momento de grande importância para encontrar com outros profissionais da educação da nossa região, o que normalmente não seria possível devido nossa questão geográfica. Aqui percebemos que os problemas são parecidos para quase todos os municípios, como as questões da cheia e seca dos rios, adaptação dos  materiais didáticos, dentre outras problemáticas  que implicam no ensino-aprendizagem. A parceria e presença  do Selo UNICEF no evento também vem fortalecer a valorização do profissional da educação em todos os setores e nos ajudam a avaliar como estamos conduzindo nossos trabalhos. Foi muito gratificante participar desse evento”, enfatizou.

De acordo com a secretária de Educação de Borba, Jéssica Querolin, o Fórum “O evento nos orienta e nos mostram a preocupação da integralização da gestão. Por meio das trocas de experiência durante o Fórum, percebemos que outros municípios também tem dificuldades similares como as de nosso município, e essa troca é enriquecedora, pois podemos avaliar nossas ações e levar boas práticas para o nosso contexto. A Undime quer alavancar a equidade, a qualidade de educação. E a parceria com o Selo UNICEF nos ajuda a minimizar a evasão escolar por meio da BAE, que tem nos mostrado que estamos no caminho certo para minimizar as desigualdades sociais para melhorar a qualidade da educação e do ensino em nossa região”, declarou Jéssica Querolin.

Segundo Isaac Gadelha, secretário de educação de Boa Vista do Ramos, participar do fórum da Undime-Amazonas foi enriquecedor. “Esse Fórum trouxe muitas informações para os conselhos escolares. Com isso, nos trouxe maior aprendizado para nossa gestão ao que tange sobre inovações de políticas públicas e agradecemos aos nossos alunos que são os maiores incentivadores para sempre buscarmos novas ferramentas e oportunidades. E para Boa Vista do Ramos ter abraçado o Selo UNICEF também tem trazido respostas significativas para a melhoria da qualidade de ensino das nossas crianças e adolescentes”, declarou Isaac Gadelha.

“Agradecemos a todos os nossos parceiros e de modo especial ao UNICEF e Visão Mundial, visto que ambos têm contribuído para que os municípios desenvolvam políticas em busca da melhoria da educação e da conquista do Selo UNICEF. Somos gratos e esperamos manter a parceria Undime e UNICEF na luta por uma educação igualitária para todos”, afirmou João Libanio Cavalcante, presidente da Undime-AM.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pelo UNICEF e pela  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além do apoio do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governantes na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou risco de evasão.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção e o Sistema de Garantia de Direitos da infância e adolescência. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula sua permanência na escola.