Busca Ativa Escolar de Rio Branco (AC) ganha veículo da Secretaria Municipal de Educação
A Busca Ativa Escolar (BAE) de Rio Branco, no Acre, recebeu da Secretaria Municipal de Educação uma van para realizar os atendimentos de identificação e acompanhamento das crianças que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. O veículo possui 15 lugares e foi adquirido pela Prefeitura de Rio Branco com recursos próprios do município. O evento aconteceu na última sexta-feira, 22/09. A secretária municipal de educação, Nabiha Bestene, realizou a entrega da van do programa Busca Ativa Escolar para a equipe responsável pela estratégia no município.
“A Busca Ativa Escolar é importantíssima. Após a pandemia nós tivemos que resgatar nossas crianças que haviam se ausentado da escola. Hoje nós já recuperamos mais de 400 crianças e temos agora uma van, graças a Deus, que foi de recurso próprio do Município. Ela está aí para ir de porta em porta naqueles alunos que as escolas nos dão o endereço e que elas estão ausentes e nós vamos resgatando. Por isso que nós estamos no Selo UNICEF, graças a gestão do prefeito Tião Bocalom”, declarou Nabiha Bestene.
Além da entrega do veículo, a Secretaria Municipal de Educação (SEME) também realizou a mudança de endereço de sua sede administrativa em um ato ecumênico realizado com a presença dos gestores da pasta e servidores. A nova sede possui instalações amplas que possibilitam melhores condições de trabalho aos servidores, conforme explicou o secretário adjunto de educação, Paulo Machado.
“A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar. Assim, em Rio Branco, por meio da Busca Ativa Escolar, o município terá um apoio com dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.
“A entrega da van foi um dia memorável para a Busca Ativa Escolar de Rio Branco. Nós que em 2021 começamos quase sem nada e sem ninguém, sem uma equipe consolidada e graças à gestão do prefeito Tião Bocalom e também da secretária Nabiha Bestene como professora e muito sensível pela causa da criança e do adolescente no município, sabem da importância da Busca Ativa Escolar ser contínua”, afirmou Neyvanara Ferreira, coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar de Rio Branco.
BAE como política pública
Em 22 de agosto de 2022, o município de Rio Branco, capital do Acre, instituiu a Busca Ativa Escolar (BAE) como política pública contínua, com intuito de atender às estratégias previstas no Plano Municipal de Educação, assegurando que o município deve promover a busca ativa de crianças e adolescentes em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância.
A primeira meta de rematrícula de Rio Branco para o Selo UNICEF também foi alcançada ainda em agosto de 2022, com o registro de mais de 400 casos de alunos devidamente cadastrados na plataforma da Busca Ativa Escolar. Por meio da BAE, o município terá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para o regresso e inclusão escolar.
Exclusão – O Brasil vinha avançando, lentamente, no acesso de crianças e adolescentes à escola nos últimos anos. Mas a pandemia de covid-19 trouxe uma regressão de duas décadas. Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil de acordo com estudos lançados pelo UNICEF. A pesquisa indicou que quase 1,5 milhão de estudantes não frequentavam a escola (remota ou presencialmente) e outros 3,7 milhões que estavam matriculados não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram se manter aprendendo em casa.
Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da iniciativa, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.
A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).