Boa Vista do Ramos se torna o primeiro município do Amazonas a alcançar meta do INDIQUE

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são uma metodologia de autoavaliação escolar que estimula a gestão democrática

Boa Vista do Ramos se torna o primeiro município do Amazonas a alcançar meta do INDIQUE

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são uma metodologia de autoavaliação escolar que estimula a gestão democrática

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são uma metodologia de autoavaliação escolar que estimula a gestão democrática
De 17 a 21 de abril, a equipe de educação esteve na região do Massauary, zona rural de Boa Vista do Ramos, para monitoramento das ações da Busca Ativa Escolar (Foto: Semed/BVR)

No Amazonas, o município de Boa Vista do Ramos, inscrito no Selo UNICEF, edição 2021-2024, se tornou na última segunda-feira, 17/04, o primeiro a alcançar a meta dos Indicadores da Qualidade na Educação (INDIQUE) do Selo UNICEF. E a nível Brasil está em 2° lugar com mais documentos enviados, entre os 11 que alcançaram a meta. A meta do município na primeira medição eram 12 escolas, mas foram enviados documentos de 22 escolas ao total. No Amazonas, o Selo UNICEF é implementado pela Visão Mundial, organização parceira do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

“O INDIQUE é uma ferramenta que oferece às equipes de educadores e às comunidades atendidas pelas instituições de educação infantil um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho. Ao compreender seus pontos fortes e fracos, cada instituição de educação infantil pode intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo”, enfatiza Matheus Rangel, oficial de educação do UNICEF Brasil.

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são uma metodologia de autoavaliação escolar que estimula a gestão democrática, envolvendo diferentes agentes da escola: crianças, professores(as), gestores(as), funcionários(as), familiares, representantes de organizações locais, entre outros.

“A educação em nosso município tem sido cada vez mais prioridade e através do questionário do INDIQUE conseguimos aferir a qualidade educacional e assim traçar metas e estratégias que irão beneficiar nossos alunos de forma positiva. Os indicadores do Selo UNICEF servem para fortalecer ainda mais nossas ações em prol de nossas crianças e adolescentes, por isso a Prefeitura municipal tem dado todo suporte para chegarmos nas escolas mais longínquas levando equipamentos, kits escolares e estruturas adequadas aos nossos alunos e assim propiciar um ambiente com mais qualidade e materiais pedagógicos adequados”, afirma Isaac Gadelha Maia, Secretário de Educação de Boa Vista do Ramos.

Ainda de acordo com o secretário de educação, até o momento foram entregues 17 escolas recém-inauguradas, todas equipadas conforme as orientações dos Indicadores Educacionais,  e faltam 11 escolas que estão em processo de mobília, das quais 97% das escolas são da zona rural. “Posso dizer que trabalhar com a educação é propiciar aos alunos possibilidades de ir em busca de um futuro mais próspero e se tornarem cidadãos que farão a diferença em nossa sociedade”, declara Isaac Gadelha Maia.

Para Valquiza Matos, coordenadora de educação, alcançar a meta do INDIQUE só foi possível devido a dedicação de todos. “Alcançar a meta do INDIQUE é um trabalho que aconteceu através da união de toda a equipe da Semed, pois nosso foco maior é traçar um mapa da situação real da nossa educação, para assim conseguirmos sanar as problemáticas detectadas. Nosso intuito é dar aos nossos alunos uma educação que transforme suas vidas e de seus familiares. E, com isso, trazer estratégias e ações qualificadas baseadas no Indique. Amo a Educação e trabalhamos com o único intuito:  fazer a diferença na vida de cada criança e adolescente”, garantiu.

“A pesquisa acorreu desde o ano passado, no qual distribuímos aos gestores e professores o questionário impresso para assim ser lançado nas plataformas pela equipe da educação do Selo UNICEF. O trabalho não para, pois Boa Vista do Ramos tem levado a sério o trabalho de intersetorialidade, cujo o principal objetivo é o impacto positivo na vida das nossas crianças e adolescentes”, Rose Santos, articuladora do Selo UNICEF em Boa Vista do Ramos.

Busca Ativa Escolar em ação

De 17 a 21 de abril, a equipe de educação do município esteve na região do Massauary, localizado na zona rural de Boa Vista do Ramos, para monitoramento das ações da Busca Ativa Escolar na comunidade, o qual tem como principal objetivo acompanhar e assessorar a prática pedagógica dos professores da rede municipal de ensino, com foco em aprimorar o ensino-aprendizagem e mitigar a defasagem dos alunos.

“A zona rural de Boa Vista do Ramos é dividida em cinco regiões. Iremos em todas elas, iniciando na do Massauray, onde temos 11 escolas, as quais somam 604 alunos matriculados ao total. No relatório anual de 2022 foram identificados 11 alunos que abandonaram as escolas. Com isso, as visitas estão acontecendo em cada  comunidade para conseguirmos resgatar alunos em situação de abandono e evasão escolar, além de detectar as eventuais problemáticas, para assim buscar estratégias para solucioná-las”, explica Rose Santos.

As atividades de acompanhamento e orientação serão realizadas pela equipe técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), composta pela coordenadora pedagógica; treze técnicos pedagógicos; mobilizadora da Busca Ativa Escolar e Articuladora do Selo UNICEF com ponto focal no resgate de crianças e adolescentes em situação de abandono e evasão escolar; coordenadora de normatização para identificar alunos com falta de documentação; coordenador do Censo Escolar, coordenadora do Programa Bolsa Família; e a nutricionista para ajudar na alimentação saudável das crianças, que atuarão em conjunto a partir das ações planejadas e estabelecidas pelo Plano de Ação do Monitoramento 2023, na qual uma das ações será direcionada aos Indicadores do Selo UNICEF.

Acompanhamento INDIQUE

Todos os municípios inscritos no Selo UNICEF também podem acompanhar o status das entregas nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, bem como consultar suas metas e municípios que já estão participando.

Para consultar o painel de monitoramento, acesse: https://lookerstudio.google.com/u/0/reporting/46ca6a67-0fdd-42be-b29a-76bb5fed4056/page/fID0C?utm_source=ds