Bahia reúne 249 municípios para capacitação do Selo UNICEF

Bahia reúne 249 municípios para capacitação do Selo UNICEF

Ao longo de mais de um mês, representantes de 249 municípios baianos participaram de encontros que marcaram o 3º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF. Equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), seus parceiros e gestores municipais das áreas de educação, saúde e assistência social, além de articuladores e mobilizadores de adolescentes se reuniram em cinco cidades: Barreiras, Irecê, Senhor do Bomfim, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Ao abordar educação, saúde e protagonismo dos adolescentes, o encontro motivou os participantes a reafirmar o compromisso em defesa dos direitos de crianças e adolescentes através da implementação de políticas públicas. 
Durante o encontro, a coordenadora do Selo UNICEF para os estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe, Ana Carla Carlos, conversou com os participantes da capacitação sobre prevenção e políticas de tratamento adequado da sífilis congênita. A agenda contou ainda com a apresentação de relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes.

Para abordar os temas relacionados à educação, foi convidada Daniela Rocha, consultora de educação do UNICEF, que debateu a importância da intersetorialidade na implementação das políticas, apresentou Trajetórias de Sucesso Escolar no enfrentamento da distorção da idade-série e destacou a importância da articulação com o território e a relação escola-família-comunidade.

Garantir a busca ativa

Após apresentar dados de pesquisa que apontam a evasão escolar e a distorção idade-série como alguns dos principais problemas educacionais presentes na realidade dos estudantes baianos, Daniela Rocha discutiu estratégias de busca ativa educacional, a fim de identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola. Ao final, os participantes deixaram a capacitação munidos de Planos de Trabalho contendo ações de busca ativa escolar, elaborados por eles mesmos durante o encontro sob a supervisão de Daniela Rocha.

O município de Ribeira do Amparo/BA já começou o processo de busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula. Lucivan Soares Santana, Secretária Municipal de Educação, explicou que a ação teve início com a criação de um Comitê Gestor, que elaborou um Plano de Ação e montou uma uma equipe para atuar em campo. Técnicos das áreas de saúde, educação, assistência social e conselheiros tutelares ajudaram a mapear as 81 crianças e adolescentes fora da sala de aula no município.

Após identificadas, as famílias dos meninos e meninas receberam visitas de equipes multidisciplinares para que a gestão municipal pudesse compreender os motivos que levaram à evasão escolar. “Ficou pactuado que a partir de 2019, todas essas crianças serão buscadas novamente para serem matriculadas na nossa rede municipal”, conta a secretária de educação, reforçando a importância do trabalho intersetorial.

Tecnologia aliada à prevenção da evasão escolar

Como forma de motivar meninos e meninas a permanecerem em sala de aula, prevenindo assim a evasão escolar, o município de Feira de Santana apostou no uso das tecnologias da comunicação por meio do projeto "Feira que te quero ver". A iniciativa é interdisciplinar e envolve estudantes dos anos finais do ensino fundamental, que utilizam celulares como instrumento para a promoção da cultura. Por meio do projeto, os estudantes criam vídeos, fotografias e e-books sobre monumentos, personalidades e grupos culturais de Feira de Santana.

Iva Mara, representante da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do projeto, conta que a iniciativa renovou os ânimos de crianças e adolescentes que já não demonstravam mais interesse pela escola. “Quando elas começaram a trabalhar esse projeto, elas passaram a perceber que podem utilizar o que tem nas mãos para o próprio aprendizado. O resultado que elas têm é a descoberta de grandes potencialidades dentro da sala de aula”, destacou com orgulho.

O Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, na Amazônia e no Semiárido. Seu sucesso é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes. 

Alcançar os mais de 1.900 municípios que participam do Selo UNICEF só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais e de parceiros corporativos como Amil, Instituto Net Claro Embratel, Fundação Itaú Social, RGE, Enel, Coelba, Cosern, Celpe, BNDES, CPFL, Sanofi, Neve, Energisa, Celpa e Cemar. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.


Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.http://unicef.org.br/